a sua categoria: ""
Sem esperança, não há futuro. Esta é a minha grande síntese depois de ter participado em Roma no Jubileu do Mundo Educativo. A ausência da esperança estreita os nossos horizontes, entrega-nos ao preconceito, fecha o futuro e extingue a solidariedade. Não é por acaso que semear a desconfiança é uma e
É preciso acreditar, confiar e entregar-se, para que a magia da vida aconteça. E a magia da vida é esta experiência de amor e de fé. A Porta Santa, é a porta do nosso coração. E o nosso coração é o elo de maior ligação com Deus e, por isso, o elo de maior ligação com todos. É preciso desarrumar, p
A arrogância leva os que se deixam ir a pensar e a julgar-se acima de todos os outros. O egoísta considera-se o centro do seu mundo e quer que os outros também o vejam como o ponto em torno do qual tudo se move, porque julga ser o único importante. O arrogante vê sempre o que lhe é dado como uma pe
Quando “nasci” para a vida da docência académica, a vigilância dos exames nas universidades era considerado um dever generoso. Ninguém gosta, mas quando esses que não gostam são os responsáveis da disciplina que tem muitos alunos, já são da opinião de que todos precisamos de contemplar essa missão c
Ninguém nos explica que quem escreve a história da nossa vida somos nós. Ninguém nos prepara para as intempéries que os outros podem ser, para as expectativas, para a vontade de corresponder ao que o mundo espera de nós. Vimos a este plano (e a esta vida) sem manual de instruções, sem guia, sem mapa
Esperar é uma característica humana que está bem presente na cultura do povo: «Enquanto há vida, há esperança!»; «A esperança é a última a morrer!»... Porém, uma esperança circunscrita à realidade humana é muito frágil e limitada. D. Manuel Pelino ainda este fim de semana afirmou: «O Marxismo foi um
A vida não é sobre termos tudo... ...É, antes, sobre cuidar de tudo o que temos, de tudo o que somos.
Quero dar-te um abraço e demorar-me. Descansar nos braços de quem também quero que descanse nos meus. Com força, para que se sinta toda a vontade e os corações se possam reconhecer um ao outro e passem a bater ao mesmo tempo. E demorar, porque se um abraço tem um certo poder de cura, eu quero ficar
0s tons mudam, as folhas caem, anoitece mais cedo... É o fechar de um ciclo, início de outro. Há beleza nos dois, assim saibamos respeitar a natureza e aprender com ela. E certamente tão mais sábios seríamos se estivéssemos atentos ao que "ela " nos ensina. O sol dá lugar a chuva, o calor ao frio,