a sua categoria: ""
O ano escolar aproxima-se do fim. Estamos em época de exames. Como professor, assaltam-me sempre grandes questões. Há uma pergunta que me acompanha sempre que penso no papel da educação: para que serve, afinal, a escola? Com o tempo, convenci-me de que a sua verdadeira missão não é debitar programa
A mensagem chegou-me por WhatsApp como tantas outras: chegou sem contexto, sem aviso, no meio de coisas pequenas que ocupam o dia. Era uma mensagem do Tiago, um colega do meu hospital. Simples, directo: — “Uma questão… Quem era a Verónica?" Fiquei a olhar para o ecrã durante uns segundos. Podia
Desculpa. É outra das minhas palavras favoritas. Devo certamente algumas e tenho algumas a haver, quem sabe, mas a vida segue sem tantas vezes, nos darmos conta do quão importante seria parar, refletir e pedir desculpa, despretensiosa e acima de tudo sinceramente.
Que saibamos encontrar formas de comunicar o que nos pesa. Que não deixemos cristalizar a dor debaixo da nossa pele. Que não naturalizemos o não falar. O não dizer. O guardar para nós. Que as nossas palavras sejam mais vezes penas do que setas. Que as nossas atitudes revelem a bondade do nosso coraç
Um pequeno apontamento da visita de Leão XIV a Espanha. Cinquenta quilómetros separam Barcelona de Montserrat. O Papa subiu à montanha onde se encontra a abadia que guarda La Moreneta, padroeira da Catalunha. A Senhora Negra, que segundo a lenda foi encontrada numa gruta por algumas crianças, é uma
Olha à tua volta. Deixa-te serenar. Silenciar o ruído, por dentro e por fora. Para respirares, para sentires, para veres com o coração. E olha bem à tua volta. Ainda existe beleza... No abraço que é porto de abrigo, na mão que ampara, no sorriso do coração. Ainda existe beleza... No olhar que abraça
Podemos saber por quem olhamos, mas conseguiremos saber quem olha por nós? Alguns de nós afirmam que não têm ninguém, que estão sós. Talvez até pudesse ser verdade em alguns casos, mas como pode alguém ter essa certeza? Acredito que qualquer pessoa que esteja a ler este texto consegue fazer uma li
Muito se tem dito e escrito sobre a nova Encíclica do Papa Leão XIV. Para mim, o que ela tem de mais importante é o facto de não ficar por uma premonição do que há-de vir, bom ou mau, mas por focar o que de facto é essencial: o Humanismo. Uma das primeiras características distintivas da Magnifica hu
Há pessoas que acabam por se tornar numa das piores espécies de infelizes. É de tal forma perigoso que Deus afirmou que os iria vomitar.