O ano escolar aproxima-se do fim. Estamos em época de exames. Como professor, assaltam-me sempre grandes questões. Há uma pergunta que me acompanha sempre que penso no papel da educação: para que serve, afinal, a escola? Com o tempo, convenci-me de que a sua verdadeira missão não é debitar programa
“Não tenhais medo dos homens…” Jesus Cristo segundo S. Mateus no Capítulo 10, Versículo 26 O que move a nossa vida é esta certeza que nos habita: EU SOU PECADO, MAS ACREDITO NUM DEUS QUE ME SALVA A CADA DIA. Podemos gritar aos quatro cantos deste mundo redondo: Deus escuta-nos sempre! Não há local
A mensagem chegou-me por WhatsApp como tantas outras: chegou sem contexto, sem aviso, no meio de coisas pequenas que ocupam o dia. Era uma mensagem do Tiago, um colega do meu hospital. Simples, directo: — “Uma questão… Quem era a Verónica?" Fiquei a olhar para o ecrã durante uns segundos. Podia
Desculpa. É outra das minhas palavras favoritas. Devo certamente algumas e tenho algumas a haver, quem sabe, mas a vida segue sem tantas vezes, nos darmos conta do quão importante seria parar, refletir e pedir desculpa, despretensiosa e acima de tudo sinceramente.
Que saibamos encontrar formas de comunicar o que nos pesa. Que não deixemos cristalizar a dor debaixo da nossa pele. Que não naturalizemos o não falar. O não dizer. O guardar para nós. Que as nossas palavras sejam mais vezes penas do que setas. Que as nossas atitudes revelem a bondade do nosso coraç
Um pequeno apontamento da visita de Leão XIV a Espanha. Cinquenta quilómetros separam Barcelona de Montserrat. O Papa subiu à montanha onde se encontra a abadia que guarda La Moreneta, padroeira da Catalunha. A Senhora Negra, que segundo a lenda foi encontrada numa gruta por algumas crianças, é uma
O Imaculado Coração de Maria nas Memórias da Irmã Lúcia: o significado das setenta referências
Olha à tua volta. Deixa-te serenar. Silenciar o ruído, por dentro e por fora. Para respirares, para sentires, para veres com o coração. E olha bem à tua volta. Ainda existe beleza... No abraço que é porto de abrigo, na mão que ampara, no sorriso do coração. Ainda existe beleza... No olhar que abraça
Acreditamos que o melhor do mundo são as crianças. Claro que ninguém nasce ensinado, cada um é para o que nasce, filho de peixe peixinho é, filho de peixe sabe nadar, tal pai tal filho, de meninos se fazem homens, de pequenino é que se torce o pepino e quem dá o pão dá educação. No entanto, diz-se