a sua categoria: ""
Muitas pessoas não são boas por cobardia. Cedem lugar dentro de si ao medo, que procura tomar conta das suas vidas. Em vez de lutarem com esperança pelo que sabem que é o seu caminho e destino, deixam-se ficar e, depois de algum tempo, conformam-se até com um fundo de poço qualquer. O bem precisa d
Se há palavras que fazem parte de mim, obrigada, é sem dúvida, uma delas. Aliás sinto-me despida se a deixo em casa, motivo pelo qual andamos sempre juntas. Devo dizer que me faz imensa confusão quem não a veste, quem não se lembra dela, como aqueles a quem chamo "os sem noção"! Fico triste com
Sabiam que as palavras podem ter o mesmo efeito curativo em nós que os fármacos? É o que estou a ler num livro de Fabrizzio Benedetti intitulado “A Esperança é um Fármaco”, pelo que não é somente um desejo de que isso aconteça, mas antes uma realidade estudada pela ciência de que as palavras nos afe
Vivemos mergulhados em crises. Se não é por uma razão é por outra. Se não é por rebentar uma guerra externa, é porque rebenta uma guerra a partir de dentro de nós. Parece-me que acaba por ser difícil recordar-nos dos tempos calmos ou pacíficos. Quase sentimos que nem sequer existiram realmente. Qua
Numa época em que a guerra é invocada como um destino inevitável, a única resposta possível às tensões geopolíticas, é redescobrir o significado profundo da palavra "paz". «O Papa Leão XIV, na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, lança um desafio radical: a paz deve ser "desarmada e desarmante"
Carregamos ao colo as nossas perdas mais íntimas, embalamos os sonhos que, entretanto, nos morreram. Nunca se tornam apenas fracassos do passado, são feridas que nos continuam a doer e das quais temos de cuidar. Tornamo-nos responsáveis pelo que amamos, só que muitas das coisas e das pessoas que am
Nos últimos dias tivemos notícias de dois sacerdotes que terão posto fim à própria vida. Muitas questões se levantam sobre a saúde mental quer dos leigos, quer dos consagrados a Deus. Muitas questões sobre a ideia que temos dos padres e da sua felicidade. Questões que abarcam a sua humanidade, a sua
As sementes... Há momentos na vida em que a terra se move debaixo dos nossos pés. Há algo que nos desinstala. Mas, no entanto, é precisamente nesses instantes que o solo se torna fértil. A terra só se abre quando algo precisa de ser plantado; e a semente traz uma sabedoria profunda. Ela não tem