1 - 9 de 21 artigos

Ana Marujo

Nasci em 1982, a 4ª filha de 6 irmãos. Natural de Sobrado, Valongo. Sou escriturária de profissão.

Somos uma família católica e, os meus pais, sempre nos guiaram no caminho de seguir Jesus, frequentando a catequese e a Eucaristia.

Desde cedo quis ser catequista e quando terminei o percurso catequético, fui catequista. Hoje ainda sou, para além de participar noutros grupos paroquiais.

Sempre tive vontade de partir em missão, muitas vezes o medo ou a insegurança, fizeram me recuar. Não sou pessoa de ter coragem, de dar o primeiro passo. Mas, sempre que via reportagens ou artigos sobre pessoas que partiam em missão, o meu coração “contorcia-se”. Eu sabia que tinha que ir. Em 2017 surgiu a oportunidade de embarcar numa missão para o Uganda e depois em 2018 para Moçambique.

Nestas experiências percebi e aprendi, que sou mais feliz quando faço os outros felizes. Que com pouco posso fazer muito. Não existem barreiras que nos dividam com ninguém.

Ali aprendi quem é o meu próximo! Se o podia ter descoberto aqui na minha paróquia? Claro que sim. Mas estas missões servem para sairmos de nós mesmos e sentirmos a necessidade de ir ao encontro do outro. Num contexto social diferente os nossos olhos “transformam-se” e aprendemos a ver doutra forma.

Posso dizer que fui muito feliz!

Tempo de Leitura: 2

Relações

18 outubro 2021  •  Leitura: 2

Ao longo da nossa vida, vamos nos cruzando com pessoas com as quais nos identificamos e outras que nem tanto. Pessoas com pensamentos semelhantes aos nossos e outras totalmente opostas. Muitas vezes, vemos pessoas que tudo fazem para alcançar os seus objetivos, nem que para isso tenham de “pisar” o

18 outubro 2021

Tempo de Leitura: 2

«Quem receber uma destas crianças…»

20 setembro 2021  •  Leitura: 2

Quando Jesus fala em receber uma “criança”, está a falar de todos aqueles que são frágeis, debilitados, indefesos, pobres... Com isto, Jesus diz-nos que, quando recebemos um destes, somos verdadeiros discípulos. Pois, o próprio Jesus, se fez pequeno e humilde para se tornar “grande” diante dos homen

20 setembro 2021

Tempo de Leitura: 2

Aceitar desafios

16 agosto 2021  •  Leitura: 2

Vivemos numa sociedade onde o que conta é a opinião dos outros. Somos chamados a ser o que fica melhor e nunca quem queremos ou devemos ser. Sabemos que se não formos por aquele caminho, sentimo-nos deslocados ou perdidos. Por isso, somos obriga

16 agosto 2021

Tempo de Leitura: 3

Dar, oferecer e entregar

2 agosto 2021  •  Leitura: 3

Na língua portuguesa, encontramos várias palavras que têm significados semelhantes ou, até mesmo, iguais. A forma como as utilizámos, é que realça o seu verdadeiro significado.

2 agosto 2021

Tempo de Leitura: 2

Ser Profeta

5 julho 2021  •  Leitura: 2

Profetas são enviados de Deus, são a Boca de Deus no meio da humanidade. São aqueles que transportam e transmitem a mensagem de amor.

5 julho 2021

Tempo de Leitura: 2

Medo

21 junho 2021  •  Leitura: 2

Muitas vezes, somos confrontados com situações que nos causam medo. Situações essas que não conseguimos evitar, mas com as quais aprendemos a lidar.

21 junho 2021

Tempo de Leitura: 2

Onde estás?

8 junho 2021  •  Leitura: 2

Muitas vezes, em situações diversas, questionamos “onde está Deus?”. Hoje é Ele que nos questiona “onde estás?”, “o que fazes?”, “quem te deu a conhecer isso?”.

8 junho 2021

Tempo de Leitura: 2

Permanecer no amor

3 maio 2021  •  Leitura: 2

Jesus apresenta-se como a verdadeira videira e nós os seus ramos, sendo o Pai o agricultor. Quem permanece unido a Ele, dá fruto e fruto em abundância. Permanecer em Jesus, é responder sim ao amor.

3 maio 2021

Tempo de Leitura: 3

Superação ou negação?

19 abril 2021  •  Leitura: 3

Após a morte de Jesus, os discípulos sentiram-se assustados e acharam que tudo tinha terminado. Cada um achou que, devia voltar às suas vidas antigas, pois o Mestre tinha morrido e eles ficaram desamparados. A força que o Mestre lhes transmitia, desvaneceu e eles deixaram de ter coragem, para contin

19 abril 2021

    Subscrever Newsletter

    Receba os artigos no seu e-mail