1 - 9 de 206 artigos

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Tempo de Leitura: 2

E tu, quando é que descansas?

21 julho 2021  •  Leitura: 2

O descanso continua a ser um elefante no meio das nossas salas. Acena-nos. Tenta que lhe prestemos atenção. Derruba a nossa concentração, a nossa memória a curto prazo e nós, astutos, continuamos a ignorá-lo. Aliás, continuamos a ignorar ambos: o descanso e o elefante que ele representa.

21 julho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

E quando nada flui?!

14 julho 2021  •  Leitura: 2

Os livros de autoajuda aconselham-nos a deixar fluir. A acreditar na nossa força interior. A confiar que a vida sabe o que faz e que o que é nosso há de vir parar à nossa mão. Vamos lendo aqui e ali que se respirarmos fundo, se mantivermos o pensamento positivo e esperançoso, tudo correrá como gosta

14 julho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

O que tu sofres não me dói!

7 julho 2021  •  Leitura: 2

Podemos, até, ser os mestres da empatia. Podemos, até, conseguir sentir na pele um rasto da ferida que agrava a pele do outro.

7 julho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Ninguém sabe quando tudo muda

30 junho 2021  •  Leitura: 2

Ninguém sabe quando o tapete debaixo dos nossos pés pode decidir falhar-nos.

30 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 3

Não te preocupes: Deus sabe e vê!

23 junho 2021  •  Leitura: 3

Não te preocupes. Deus sabe. E vê-te. Sabe do que te preocupa. Sabe o que te atormenta. O que guardas dentro do coração até ser o momento certo. Sabe o que te faz chorar. Sabe o que te insufla a pele com alegria. Sabe dos teus medos, das tuas faltas repetidas, das dores de estimação, dos sonhos que

23 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

O lugar do outro não me fala!

16 junho 2021  •  Leitura: 2

O lugar do outro diz-me pouco. A história que os outros me contam sobre si próprios não faz estremecer as minhas paredes de dentro. Guardo-me de sentir compaixão para não me incomodar, para não perturbar a não verdade dos meus dias.

16 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 1

As pontes que (nos) caem

9 junho 2021  •  Leitura: 1

O que fazes com o que te atravessa a alma sem pedir autorização? Deixas que passe, como uma nuvem, ou esperneias até soprar o desconhecido para longe?

9 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Que perguntas ficam por fazer?

2 junho 2021  •  Leitura: 2

Enquanto a vida nos acontece, acontecemos também. Desfilamos entre os vários momentos e fintamos obstáculos, evitamos quedas, protegemo-nos das tempestades que podem surgir.

2 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Quando puderes, trava a fundo!

26 maio 2021  •  Leitura: 2

Quando puderes, sossega. Senta-te à beira do que precisas de fazer e não faças nada. Abre um livro e lê. Ou olha só para ele pela vontade simples de o ver. Respira fundo e sente o privilégio de deixar o ar entrar e sair.

26 maio 2021

Marta Arrais

Cronista

    Subscrever Newsletter

    Receba os artigos no seu e-mail