1 - 9 de 201 artigos

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Tempo de Leitura: 2

O lugar do outro não me fala!

16 junho 2021  •  Leitura: 2

O lugar do outro diz-me pouco. A história que os outros me contam sobre si próprios não faz estremecer as minhas paredes de dentro. Guardo-me de sentir compaixão para não me incomodar, para não perturbar a não verdade dos meus dias.

16 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 1

As pontes que (nos) caem

9 junho 2021  •  Leitura: 1

O que fazes com o que te atravessa a alma sem pedir autorização? Deixas que passe, como uma nuvem, ou esperneias até soprar o desconhecido para longe?

9 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Que perguntas ficam por fazer?

2 junho 2021  •  Leitura: 2

Enquanto a vida nos acontece, acontecemos também. Desfilamos entre os vários momentos e fintamos obstáculos, evitamos quedas, protegemo-nos das tempestades que podem surgir.

2 junho 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Quando puderes, trava a fundo!

26 maio 2021  •  Leitura: 2

Quando puderes, sossega. Senta-te à beira do que precisas de fazer e não faças nada. Abre um livro e lê. Ou olha só para ele pela vontade simples de o ver. Respira fundo e sente o privilégio de deixar o ar entrar e sair.

26 maio 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Onde estás, Deus?

19 maio 2021  •  Leitura: 2

Esta é talvez uma das perguntas mais difíceis que já nos fizemos. Normalmente, fazemo-la quando nos sentimos a atravessar um deserto tremendo, a viver um grande sofrimento, uma doença, uma partida de alguém amado, uma situação de desespero escuro.

19 maio 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Faz mal não estar bem?

12 maio 2021  •  Leitura: 2

Vivemos reféns da ideia de uma felicidade eterna, permanente e imutável. Acreditamos que é preferível escolher estar sempre bem, mesmo quando não estivermos. Fizeram-nos crer que devemos lutar por um bem-estar transformador que nunca nos abandona, nem mesmo na maior das aflições.

12 maio 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 3

Ainda não aprendeste a parar?

5 maio 2021  •  Leitura: 3

A resposta será, quase sempre, não.

5 maio 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Já tratamos todas as pessoas como iguais?

28 abril 2021  •  Leitura: 2

Infelizmente, a resposta (ainda) é não. Não tratamos as pessoas como iguais. Tratamos as pessoas à luz dos nossos preconceitos, das nossas ideias atabalhoadas e cheias de lixo. Tratamos as pessoas com base no género, nas opções de vida, na maneira de vestir, na capacidade para comprar ou não comprar

28 abril 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Que exemplo és?

21 abril 2021  •  Leitura: 2

Somos perfeitos na arte de julgar. De criticar. De apontar o dedo a quem faz mal. De apontar o dedo a quem faz diferente. De apontar o dedo a quem, simplesmente, não faz como nós.

21 abril 2021

Marta Arrais

Cronista

    Subscrever Newsletter

    Receba os artigos no seu e-mail