1 - 9 de 181 artigos

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Tempo de Leitura: 2

Ainda não percebeste que isto é a guerra?

20 janeiro 2021  •  Leitura: 2

Ainda não percebemos que vivemos tempos de guerra. Catástrofe. Dor. Vida e morte. Decisões impossíveis. Quem arrastamos connosco e quem deixamos cair? Quem levamos ao colo e de quem desistimos? Quem salvamos e quem arriscamos?

20 janeiro 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Carta a ti, que estás cansado!

13 janeiro 2021  •  Leitura: 2

Avizinham-se, novamente, notícias difíceis. Não sabemos se temos coração para as encaixar. Para as receber. Colados ao ecrã, esperamos que venha alguém engravatado e bem vestido dizer-nos o que já sabemos:

13 janeiro 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Que tempo te dás?

6 janeiro 2021  •  Leitura: 2

Enquanto falava, hoje, ao telefone com uma amiga que não ouvia há algum tempo surgiu-me a questão que dá título a este texto. Dizia-me, com uma humildade enorme, que tinha percebido que tinha que parar. Que lhe sublinhavam frequentemente a importância de dar tempo aos outros e que a nossa resposta (

6 janeiro 2021

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

O que levamos para o ano novo?

30 dezembro 2020  •  Leitura: 2

Suspiramos, agora, de alívio ao compreender que o ano velho está quase atrás de nós. Parece que nos sai um peso de cima dos ombros, dos dias, do coração, da vida como a entendemos e entendíamos.

30 dezembro 2020

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 1

A caminho de quê?!

23 dezembro 2020  •  Leitura: 1

Num ano de tremendos desafios, é-nos dada, agora, a oportunidade de esperar a Paz. Ainda que não estejamos para muitos festejos, é tempo de forrar o coração da palha que o Menino-Deus precisa para se deitar. É tempo de varrer o que não é essencial e de deixar que a Estrela de Belém nasça no nosso ol

23 dezembro 2020

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 3

Chegamos a tempo do Natal?

16 dezembro 2020  •  Leitura: 3

O Natal, este ano, chega-nos um tanto ao quanto esfarrapado. Marcado por feridas de multidões de pessoas. Marcado pela solidão de outras tantas. Assoberbado pelos nossos cansaços, desânimos, medos e suores frios.

16 dezembro 2020

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

A vida desaparece sem avisar!

9 dezembro 2020  •  Leitura: 2

Nem sempre conseguimos ter consciência da rapidez com que a vida passa por nós. Normalmente, só nos apercebemos da nossa finitude e da finitude dos nossos quando um de nós desaparece. Quando alguém nos desaparece. Quando nos dizem que alguém se ausentou deste mundo.

9 dezembro 2020

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

A esperança de uma vacina é suficiente?

2 dezembro 2020  •  Leitura: 2

A promessa de várias vacinas possíveis veio trazer-nos uma esperança nova. Aquilo por que tanto rezámos e pedimos parece estar cada vez mais perto. Cada vez menos distante. Cada vez mais a um passo de ser verdade.

2 dezembro 2020

Marta Arrais

Cronista

Tempo de Leitura: 2

Que lugar damos à nossa raiva?

25 novembro 2020  •  Leitura: 2

Que palavra forte e feia. Raiva. Não convém ter demasiado espaço interior para a raiva, não vá ela ganhar dentes e garras e ferir-nos a partir de dentro.

25 novembro 2020

Marta Arrais

Cronista

    Subscrever Newsletter

    Receba os artigos no seu e-mail