Por esta altura do ano, os alunos do 11º e 12º anos fazem os exames finais nacionais. Com verões cada vez mais quentes esta etapa necessária torna-se cada vez mais desafiante e em dias de temperaturas superiores aos 40 graus quase insuportável. Ainda assim, os alunos tentam resolver os exames o melh
A notícia de alguém conhecido do grande público, que perda a vida no fulgor da juventude e de forma trágica, mexe com todos nós de uma forma ou de outra. Isto porque inevitavelmente pensamos: e se fosse connosco? E a resposta a esta pergunta seria avassalador, de uma tristeza e desespero sem medida
«É o sacerdote que continua a obra da redenção na Terra. (...) Se alguém compreendesse bem o sacerdote aqui na Terra, morreria não de medo, mas de amor. (...) O sacerdócio é o amor do coração de Jesus.» João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars Na sexta feira passada celebramos a Solenidade do Sagrado
Uma beleza subtil que escapa ao olhar apressado, ao coração ansioso por grandes feitos ou conquistas ruidosas. Buscar a simplicidade é, muitas vezes, um ato de coragem — porque exige renúncia, escuta e uma entrega profunda ao essencial. Trata-se de sermos mais... mais presentes, mais inteiros, mais
«Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?».
E quando sabemos que algo de muito bom está quase a acabar? Sentimos uma certa nostalgia sobre o que se viveu, um lamento pelo facto de ser algo, provavelmente, irrepetível. Agarrámo-nos às boas memórias, às emoções sentidas com esperança que fiquem tatuadas para sempre na nossa mente. Mas sabemos q
Só o verdadeiro pode ser belo. Uma falsa alegria nunca será bela, a menos que todos saibam que não há nela verdade. Nesse caso, sim, até pode manifestar uma beleza admirável. Uma dor profunda não tem outra beleza que não a de nos fazer viajar para o mais íntimo da nossa alma, onde tudo é belo. Assi
“Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu” (Ecl 3, 1). Hoje é dia 27, dia de recordar e celebrar aquele que nos uniu em vida e que agora nos reúne na morte. Os meses passam e os sentimentos continuam agridoces, mas na tua infinita sabedoria, Senhor, ensinaste-
Era incrível se pudéssemos estar sempre alegres. Disponíveis. Leves e felizes. E, de alguma forma, parece ser esse o nosso objetivo. Queremos estar bem. Queremos sentir-nos realizados em todas as áreas da nossa vida. Queremos ser a nossa melhor versão em tudo e com todos. De preferência não falhar,