No Evangelho segundo S. Mateus, em 6, 1-5, encontramos três vezes o termo «misthon» («μισθόν»), de «misthos» (μισθός»), a que habitualmente se atribui o valor semântico de «recompensa». Cristo reflete e ensina sobre o modo próprio de agir para os seus seguidores. Os modos particulares escolhidos são
Deus quer que eu seja livre e escolha bem, que escolha o bem. Deus não me impõe um projeto de vida que devo cumprir sob pena de ser infeliz. Antes propõe-me um caminho, aponta uma direção que faz sentido na minha existência, mas que só tem valor se eu decidir segui-la de forma livre.
"Apocalipse" não significa "fim trágico ou dramático" mas sim "revelação", tornar visível algo que antes estava encoberto ou menos visível.
Precisamos de voltar a acreditar. De novo, de uma forma diferente ou regressando às origens. Necessitamos que a fé se sustente numa confiança desmedida. Repleta de fraquezas, de questões, mas abraçada por uma inabalável esperança.
São através deles que nos damos conta de estar vivos. E quando um falha, os outros aumentam a sua sensibilidade. Por serem tão concretos e materiais, talvez seja subtil o tipo de profundidade que trazem à nossa vid
Dentro do que somos há de tudo. É esse tudo que nos dá significado e que, às vezes, nos catapulta para um patamar mais real. Mais cheio do que é verdade.
Francisco pede para “desafiar e mudar os empreendimentos atuais, reconhecer o trabalho informal, reforçar o trabalho da assistência de saúde” respondendo a carências e erros que a pandemia evidenciou e não considerar nada como óbvio a partir da importância do “estar juntos”. A nossa vida – destaca a
Este fim de semana o universo português da representação "acordou" chocado com a morte de um dos seus membros. Por ser figura pública afetou muitas outras pessoas.
A liturgia do 12º domingo do Tempo Comum, do Ano A, não é fácil de escutar e, ainda é mais árduo aceitar tudo o que Jesus diz. Mas… colocar em prática e assumir como Vida, cada sílaba do Evangelho, é ter um sentido para a nossa vidita que nos trará aquela tal felicidade. Então… O Cristo pede-nos: