Livro da Semana: «Vida após a pandemia»

Livros 24 junho 2020  •  Tempo de Leitura: 3

Trata-se de oito pronunciamentos que partem do dia 27 de março – dia da bênção Urbi et Orbi durante o Momento Extraordinário de oração realizado no Adro da Basílica de São Pedro até 22 de abril, dia da Audiência Geral por ocasião do 50º Dia Mundial da Terra, passando pela Carta de 30 de março a Roberto Andrés Gallardo, presidente do Comitê Pan-americano dos Juízes pelos Direitos Sociais; a Mensagem Urbi et Orbi da Páscoa; a Carta aos Movimentos Populares de 12 de abril e também a sua contribuição escrita para a revista espanhola Vida Nueva; a Homilia pronunciada no Domingo da Divina Misericórdia de 19 de abril até sua saudação ao mundo dos Jornais de Rua em 21 de abril passado.

 

Esta é uma pequena recolha de intervenções do papa Francisco, em que ele manifesta o seu olhar do mundo, que se está a preparar para o período de pós-pandemia, sem se ter tido sequer o tempo para interiorizar e interpretar o que aconteceu à Humanidade, nestes últimos três meses, nem tão-pouco se ter conseguido um distanciamento indispensável para uma avaliação ponderada, que urge, no assumir de posições robustas de discernimento para os tempos da retoma.

 

O Papa apela a uma viva tomada de consciência de todos – governantes, políticos, técnicos e povo em geral –, para que não se desperdice a oportunidade facultada à Humanidade pelos males do COVID-19, e refaçam-se agora caminhos, redefinam-se objetivos e opções de ordem económica, política e social de uma ordem antiga, que passem a decisões justas de harmonização e equilíbrio para a Terra e para todos os seres que a habitam.

 

São dois os principais acentos do olhar criterioso e atento do Papa: o primeiro, é a tomada de um rumo, a partir da chave de leitura deste desastre global, para que se constitua como guia de reconstrução de um mundo melhor. O segundo acento é o apelo vigoroso para que, no meio de tanto sofrimento e perda, se semeie esperança, aquela esperança que anima sempre os crentes, «porque com Deus a vida jamais acaba».

 

Francisco pede para “desafiar e mudar os empreendimentos atuais, reconhecer o trabalho informal, reforçar o trabalho da assistência de saúde” respondendo a carências e erros que a pandemia evidenciou e não considerar nada como óbvio a partir da importância do “estar juntos”. A nossa vida – destaca ainda o cardeal Czerny no Prefácio – depois da pandemia não deve ser uma réplica do que foi antes”.

 

 

Título: Vida após a Pandemia
Autor: Papa Francisco
Coleção: Voz da Igreja
Formato:14x 21 cm Capa: mole
ISBN: 978-989-673-746-7
1ª Edição: junho 2020

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail