Decides ou reages?

Crónicas 29 setembro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Seria ingénuo não acreditar que aquilo que fazemos e decidimos tem influência no mundo que nos rodeia. Claro que é mais fácil pensar, especialmente para o que nos convém, que o que eu faço fica comigo. Sabemos que não é assim. Sabemos que o que fazemos, o que escolhemos, o que dizemos e o que mostramos pode ter um efeito tremendo à nossa volta. Normalmente, Deus não nos dá essa consciência na totalidade para que não fiquemos arrogantes e órfãos de humildade.

 

Tomar decisões é dos maiores desafios que temos, que encontramos e com que nos confrontamos ao longo da vida. Uma decisão é como um pré-caminho. Como um colocar a mochila às costas para ver o que virá.

 

Ainda que não saibamos o que está mais à frente no caminho, arriscamos?

 

Ainda que o mundo nos chocalhe os valores, os princípios e as raízes, vamos em frente?

 

Ainda que vença o dinheiro, o poder, a fama e a popularidade, somos capazes de ir em contramão?

 

Ainda que a própria vida nos mude os sentidos e os velhos planos, somos capazes de abraçar o que estiver para vir?

 

Ainda que aquilo que queríamos não possa ser para nós, somos capazes de nos adaptar?

 

A diferença entre uma decisão e uma reação é que a primeira pode ser ponderada, vivida, acolhida e (até!) amada. A segunda é uma consequência atrapalhada de não ter tido coragem para a primeira. Nem uma nem outra nos guardam (ou impedem) de sofrer. No entanto, quando decidimos o poder e a coragem são nossos. Quando reagimos podemos perder o Norte. E o Sul.

 

Assim sendo, decides ou reages?

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail