Não percas tempo!

Crónicas 24 março 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Esquecemo-nos, muitas vezes, da pressa que a vida tem. Esquecemo-nos que não temos autorização para perder tempo. Quando nos arriscamos a julgar que os dias são nossos, tudo pode virar-se do avesso, subitamente, para nos voltar a colocar no lugar. Não somos daqui. Não somos do mundo. Não somos dos nossos e, infelizmente, também não somos dos que amamos tanto.

 

Abrimos o coração, como uma caixa, e colocamos nele as coisas mais preciosas desta vida. O sorriso dos nossos. O toque da sua pele. O cheiro do seu perfume. O desalinho dos seus cabelos. O mar que dorme, sossegado, atrás dos seus olhares. Alheio a todas as lonjuras que nos terminam e querem determinar.

 

Não temos tempo. Andamos enganados a vida toda e ninguém nos diz a verdade. O tempo não é nosso. Não é teu. Nada do que viste, ou amaste, alguma vez te pertenceu. Aquilo que julgámos ter e guardar para sempre foi, somente, o esboço de uma ilusão. O rascunho de uma promessa sem lágrimas que nunca se cumpriu.

 

Estamos de passagem. Com um pé aqui e com o coração já preso ao Céu.

 

Estamos aqui como quem poisa, sem nunca deixar pegada alguma.

 

Estamos aqui como quem voa, sem nunca ter consciência das asas que só existem na nossa imaginação.

 

Estamos aqui como quem não sabe absolutamente nada. Como quem não compreende. Como quem quer respostas para todas as perguntas.

 

Dou-vos uma novidade: perguntas haverá sempre muitas. As respostas? Estarão sempre em vias de extinção. Como um lince ibérico condenado à solidão ou um tigre branco que nunca chegará a ver nascer nenhuma cria com o mesmo azul dos seus olhos.

 

Estamos condenados e, ao mesmo tempo, profundamente livres.

 

Estamos perdidos e, ao mesmo tempo, seguros de ter encontrado a nossa casa e os nossos lugares.

 

A vida não espera por ninguém.

 

Vê se dizes, hoje, o quanto amas.

 

Amanhã não sabemos se ainda cá estamos.

 

Vê se dizes, hoje, o quanto amas.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail