Carta a ti, que estás cansado!

Crónicas 13 janeiro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Avizinham-se, novamente, notícias difíceis. Não sabemos se temos coração para as encaixar. Para as receber. Colados ao ecrã, esperamos que venha alguém engravatado e bem vestido dizer-nos o que já sabemos:

 

Está difícil. Não há alternativa. É preciso mais isto e mais aquilo.

 

Não sei se ouvimos realmente ou se já nos colocámos em piloto automático. Baixamos a cabeça, gesticulamos com a vida toda que estremece mais uma vez.

 

Estamos em perigo. Estamos nas mãos uns dos outros e até os meus alunos de doze anos conseguem compreender isso. Tu não consegues porquê?

 

Estamos nas mãos uns dos outros e somos a força uns dos outros.

 

A minha máscara é a tua máscara.

 

As minhas mãos são as tuas mãos.

 

As minhas lágrimas são as tuas lágrimas.

 

A minha vida é a tua vida.

 

Nunca tivemos uma oportunidade tão profunda para nos juntarmos. Temos aqui a janela para fazer a diferença. Temos, nas nossas mãos, o poder de controlar grande parte desta situação que agora vivemos.

 

Lembras-te quando querias mudar o mundo? Ir por aí para salvar gente e pedaços de terra perdidos onde não mora (quase) ninguém?

 

Lembras-te daquela vontade de deixar marca nesta terra, neste chão que pisas todos os dias?

 

Lembras-te das vezes em que pediste a Deus que te ajudasse a fazer melhor?

 

Eis a tua oportunidade:

 

Lavar as mãos. Usar máscara como deve ser. Proteger tudo e todos com a simples vontade de querer fazer o que está certo.

 

Desta vez já sabemos mais. Sabemos melhor. Já aqui estivemos.

 

Sozinhos não somos muito. Mas juntos… somos tudo.

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail