A caminho de quê?!

Crónicas 23 dezembro 2020  •  Tempo de Leitura: 1

Num ano de tremendos desafios, é-nos dada, agora, a oportunidade de esperar a Paz. Ainda que não estejamos para muitos festejos, é tempo de forrar o coração da palha que o Menino-Deus precisa para se deitar. É tempo de varrer o que não é essencial e de deixar que a Estrela de Belém nasça no nosso olhar e que cubra todas as coisas vazias, feridas ou pouco importantes.

 

Num ano em que nos vimos obrigados a questionar tudo, é-nos dada, agora, a oportunidade de ser Paz na primeira pessoa. De trazer para dentro das nossas casas o verdadeiro presépio da alegria e da ternura.

 

Mas se nos sentimos tão parados, tão suspenso no meio da loucura destes novos dias, como é que fazemos caminho? Vamos a caminho de quê?

 

Vamos a caminho de fazer melhor.

 

A caminho de nos lembrarmos dos que não podem passar o dia de Natal com os seus amores.

 

A caminho de nos lembrarmos dos que sairão do seu conforto para aliviar o nosso desassossego.

 

A caminho de nos lembrarmos que as datas são, apenas, dias. E que podemos fazer acontecer este Natal noutro dia qualquer, se a vida não nos deixar celebrar esta Festa agora.

 

Vamos a caminho de nos encontrarmos novamente. Mais adiante. Ali, na curva que separa os dias da pandemia dos dias sem ela. E já não falta muito para chegarem.

 

Vamos a caminho uns dos outros.

 

Ainda te lembras como é que se dá um abraço?

 

Vamos a caminho.

 

Que o Natal te abrace com toda a Luz que nasceu, também, para ti.

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail