Apesar de às vezes parecer, o mundo ainda não acabou!

Crónicas 25 março 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Comportamo-nos, nestes dias, como se o mundo já tivesse acabado. O pessimismo (mais do que compreensível) leva-nos a perder o Norte, o Sul, e toda e qualquer direção. Há momentos do dia em que somos brindados com pensamentos perigosos: e se isto não acabar? E se eu fico doente? E se alguém que eu gosto fica doente? E se eu não consigo ficar assim fechado este tempo todo? E se nunca mais sairmos de casa?

 

Quando entramos nessa espiral, é difícil retomar a corrente boa do rio. Mas é possível. Quando começarmos a pensar nos “nunca mais” e nos “para sempre” é altura de parar. De contrariar o que se está a pensar e de relativizar esses extremos do sempre e do nunca. Talvez possamos dizer-nos, baixinho, que nada é para sempre e que o nunca mais é muito tempo. Calma. O mundo ainda não acabou. 

 

Estamos a viver o desconhecido como protagonistas.

 

Estamos mergulhados num cenário apocalíptico que julgamos ter já visto nos filmes.

 

Estamos a perder a paciência por não sabermos lidar com tudo o que está a acontecer.

 

Estamos a perder a esperança porque ninguém parece querer fazer-nos acreditar nela.

 

Estamos a ouvir notícias de morte a cada minuto. A ler notícias de pânico e de sofrimento a cada momento.

 

Mas…espera um pouco. O mundo ainda não acabou nem vai acabar assim. O desconhecido acaba por se tornar familiar quando começamos a vivê-lo. O cenário apocalíptico, mesmo no final do filme, acaba por ser revertido num volte face estupendo. A paciência é como um elástico. Se a perdemos agora, ela há-de voltar outra vez. A esperança… essa… ninguém ta poderá tirar. Só se quiseres. Só se deixares.

 

O mundo ainda não acabou. Ainda nos falta viver tanta coisa. Quase tudo, até. O que vivemos até aqui ainda não foi nada e, depois de tudo isto passar, vamos aprender a viver tudo melhor, com mais intensidade, com mais alegria, com mais amor.

 

O mundo ainda não acabou. Ainda nos estremece nas mãos, à espera que sejamos, também, protagonistas do seu salvamento. 

 

O  mundo ainda não acabou. O fim não será aqui. Tudo isto é só o princípio. Só pode ser.

 

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail