Campanha de sensibilização da Direcção Regional da Saúde alerta para efeitos da canábis
Por vezes, contamos as nossas histórias, nas suas versões mais detalhadas e longas, os perigos que passámos e as adversidades que ultrapassámos, mas quem nos ouve quase nunca está muito interessado, ou, pelo menos, não o está tanto em ouvir-nos quanto nós em contar-lhe.
Esta semana ficou marcada, infelizmente, pela morte de mais uma jovem que, ao que tudo indica, teria uma depressão. São muitos os casos que já vamos conhecendo em que as feridas da saúde mental vão deixando marcas na sociedade e na vida daqueles que partilham as suas histórias.
No espírito da renovação desejada com o percurso sinodal, o padre dominicano francês Hervé Legrand referiu como se deveria ponderar a eleição dos bispos em vez da sua nomeação. É claro que isso poderia ser um exemplo de como se pode escolher alguém para um serviço eclesial que pudesse inspirar novas
“Glorioso mártirsSão Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão”. Assim inicia a oração dedicada ao santo cuja memória litúrgica é celebrada hoje, 20 de janeiro, pela Igreja e que tem sua vidaresumida nessa pequena exortação.
Vamos caminhando pelos dias que a vida nos dá ligeiramente arrogantes. Vamos como quem nunca terá de se despedir. Como quem nunca precisará de sair da zona de conforto. Como quem tem tudo como certo. Como quem nunca terá de fazer as malas do que é seguro para abrir as malas do que não se conhece.
Este domingo o padre José Manuel demorou-se um pouco mais no sermão sobre as Bodas de Caná. É uma alegria ouvir homilias destas. Mais do que entrar pelo moralismo, centrou-se na alegria da Boa Nova que é o Evangelho.
Era uma vez um velho jardineiro de uma mansão que, ao cortar a relva, golpeou inadvertidamente uma pequena árvore junto ao lago. Quando o jardineiro contou à proprietária o sucedido, ela ficou muito aborrecida pois comprara a árvore havia pouco tempo e decidiu despedi-lo pelo seu descuido inqualific
Que saibas olhar bem para ti. Para dentro de ti. Que saibas percorrer cada pedaço do teu coração, onde guardas (só) o que importa. O que importa de verdade.