Só tens o dia de hoje!

Crónicas 22 fevereiro 2023  •  Tempo de Leitura: 2

Não há mais. Só o dia de hoje e o momento presente pode ser, realmente, teu. O resto é pó. Lume já feito cinza ou chama que ainda ninguém viu.

 

Aproveita para sentir o que quer que esteja a habitar o teu coração. A tua vida e os teus dias. É isso que te ensinará o que precisas para enfrentar o momento que te é dado a viver. Respira a tristeza. Ou a incompreensão. Ou a raiva. Ou a injustiça. Ou a dor. Ou a alegria. Ou a euforia. Ou a tranquilidade. Respira o que quer que esteja dentro da tua alma. É isso que é suposto viveres, entregares. Mais: é isso que é preciso que vejas neste momento. O resto não existe ou nunca existiu.

 

Só tens o dia de hoje.

As folhas acastanhadas a dançar entre duas brisas contrárias que, por acaso, se encontraram.

Os pardais que procuram alimento no chão que pisas sem te dar(es) conta.

As gaivotas que trazem o sal do mar e das ondas preso às penas mais ou menos sujas.

 

As crianças que se mascaram e que ainda acreditam que o mundo há de ser delas e que as vai deixar ser o que quiserem, sem nunca as julgar.

 

O barulho das cadeiras da esplanada.

O copo que se senta na mesa do costume.

As pessoas que chegam e que abraçam os seus.

Tu, que vais para abraçar quem amas.

A viagem de regresso.

O sossego de ter tudo por não saber nada.

 

Por não saber se a guerra escala. Se o mundo acaba em água, em terra ou em sol. Se amanhã estamos vivos ou debaixo de escombros. Se a vida nos deixa continuar a ver as gaivotas. E o Tejo. E a ponte desenhada ao fundo. E a Torre de Belém que não combina com scooters e trotinetas.

 

Mas está tudo certo.

 

Porque só temos o hoje. Porque somos cegos para o futuro e essa é a maior razão da nossa alegria.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail