E o amor?

Crónicas 15 fevereiro 2023  •  Tempo de Leitura: 2

E o amor, onde fica? No meio da confusão dos dias, da penumbra, da espuma branca das marés que nos mantém imperturbáveis?

 

E o amor, onde fica? No meio de rosas vermelhas e corações mal pintados pela hipocrisia do costume. Pelas lojas do costume. Pelo enjoo do costume. São precisos dias disto e daquilo para lembrar que o amor existe?

 

Por acaso temo-nos lembrado disso nos outros dias todos? Ou gostamos só de viver mentiras e enganos, enquanto nos convencemos de que fazemos o suficiente uns pelos outros?

 

Não fazemos o suficiente. Nem pelo amor que nos devíamos ter. Nem pelo amor que devíamos ser para quem palmilha caminhos ao nosso lado. Sabemos lá o que é o amor de ter noção. De calçar os sapatos de quem não os tem. De olhar como quem quer ver, realmente, o que vai para além do umbigo.

 

Falamos de tudo. Damos opinião sobre tudo. Corremos atrás de tudo. E já não sabemos parar à sombra do que vale a pena. Do tempo que é preciso para amar os dias que nos são dados. Os momentos que nos são dados. As pessoas que nos são dadas.

 

Falar sobre o amor é fácil. Agora vivê-lo? Isso é para outro tipo de corajosos.

 

Será?

 

Só para o caso de ninguém te ter dito: o amor é para todos. É um presente que nos é dado a viver, a conhecer, a guardar. E é preciso ter consciência disso.

 

É sempre pouco e superficial escrever sobre o amor. Pela sua vastidão e pequenez, ao mesmo tempo. Pela sua complexidade e pelo tanto que nos traz de vulnerabilidade também.

 

No entanto, em dias tão feridos como os que vivemos, vale a pena lembrar que é para isso que aqui estamos. E estaremos. Para viver por amor.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail