Vida ao contrário!

Crónicas 23 novembro 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Nunca estamos bem. Ou não temos dinheiro ou não temos saúde. Ou queremos estar sozinhos ou queremos que não nos larguem a mão. Ou queremos poupar muito para o futuro ou gastar tudo porque só se vive uma vez. Ou gostávamos de um trabalho de sonho mesmo com outras áreas a correr mal ou preferimos que tudo o resto corra bem, mesmo não tendo um trabalho maravilhoso. Ou sentimos que o que conta é o que se é. Ou fazem-nos sentir que o que conta é o que se tem.

 

Sabemos realmente o que queremos? Ou este jogo dos contrários faz parte da própria vida?

 

Viver insatisfeito é uma realidade de muitos de nós. Parece que nos falta sempre subir mais um degrau ou realizar mais aquele ou o outro projeto. É como que vivêssemos para o que não temos ou não nos foi dado ao invés de nos concentrar-nos (e de disfrutarmos) daquilo que já está a fazer parte da nossa realidade. Temos sempre os “mas” a dançar na nossa cabeça e no nosso coração:

 

“Sim, isso está a correr bem, mas aquilo…”

 

Quase me parece que temos gosto em boicotar as nossas alegrias já existentes, o nosso dia-a-dia já, tantas vezes, recheado de tesouros e de bênçãos. Na verdade, vivemos a correr atrás do prejuízo por nunca conseguirmos contemplar aquilo que já é nosso.

 

Se eu não pensar tanto no que me falta, o que já consigo dizer que tenho?

 

Já pensei no tanto que me é dado a cada dia? Já agradeci?

 

O que nos falta, mesmo, é praticar mais a gratidão. Esquecer, por momentos, as hipóteses, os cenários imaginados e semi perfeitos e viver, apenas, com o que nos é dado hoje. E agora.

 

Pôr em prática esta teoria tem muito que se lhe diga e vai ser, provavelmente, difícil. Mas, se conseguimos a proeza de viver focados num tempo que já não temos (no passado) ou no que ainda não chegou (no futuro) não seremos também capazes de nos desafiar a viver no presente?

 

Entre as mil e uma coisas que não sabemos, há uma certeza que nos é dada:

 

Só temos o momento que temos.

 

Que vamos fazer com isso?

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail