Ainda há tanto para aprender!

Crónicas 19 janeiro 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Vamos caminhando pelos dias que a vida nos dá ligeiramente arrogantes. Vamos como quem nunca terá de se despedir. Como quem nunca precisará de sair da zona de conforto. Como quem tem tudo como certo. Como quem nunca terá de fazer as malas do que é seguro para abrir as malas do que não se conhece.

 

Avançamos pela vida com a arrogância e a ignorância de quem julga já ter aprendido tudo. De quem não precisa dos outros para ser mais feliz. De quem prioriza o umbigo e as necessidades próprias acima de toda e qualquer outra coisa.

 

Temos sido colocados à prova de muitas formas. E somos colocados em causa, a cada dia, a cada instante. Mas ignoramos. Fechamos os olhos e avançamos. De vaidade e certeza em riste, como quem não tem de prestar contas a ninguém.

 

Lamento escrever esta ligeira desilusão, mas, a verdade, é que ninguém sabe bem para onde caminha. Ninguém sabe quando a vida guina o volante e nos atira para o lugar mais desconhecido. Ninguém sabe a que horas terá de viver o maior desafio ou a maior prova da sua existência.

 

Por isso, vale a pena cultivar a humildade suficiente para compreender que estamos cá para aprender. Para receber o que vier e para ter como certa a verdade de não fazermos a mínima ideia de como se revelará o dia de amanhã.

 

Enquanto não sabemos o que virá, que saibamos ir vivendo sem fazer mal a ninguém. Semeando gestos de paz e de amor como quem não sabe nunca quando é o último dia por aqui.

 

Talvez assim possamos ser um pouco melhores. Mais felizes. Mais unidos. E mais irmãos.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail