Que tempestades trazemos dentro?

Crónicas 15 setembro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Ainda é Verão, mas fomos arremessados por uma(s) tempestade(s) que nos roubaram o sol e algum ânimo. Neste tempo de regresso ao trabalho para tantos de nós, é como se até a meteorologia não se compadecesse de nós. Já não bastava termos que ser arrancados das espreguiçadeiras, ainda temos que suportar ventanias, varetas de guarda-chuva partidas e a insuportabilidade do trânsito.

 

Esta semana o tempo alinhou-se com o nosso estado de espírito. Mas quantas vezes somos tempestade mesmo com o Sol a brilhar lá fora? Quantas vezes sentimos que o que nos chove na alma nos faz buracos do lado de dentro do peito? Quantas tempestades trazemos dentro, afinal?

 

Na verdade, a tempestade e as tempestades fazem parte do que somos e deviam ter o mesmo espaço que reservamos para a alegria e para a festa. Somos profundamente preconceituosos no que respeita aos nossos lados negros. Às nossas nuvens feias e escuras. Essa impossibilidade de aceitarmos os relâmpagos que nos saem, por vezes, do coração paga-se muito cara. As tempestades interiores que não acolhemos e que não abraçamos podem rebentar-nos por dentro e destruir-nos. Claro que ninguém gosta tanto de uma tempestade como de um dia de sol, mas isso não significa que a neguemos. Que a calemos. Que façamos de conta que só existem dias de sol e de calma.

 

Podemos ser tempestade e dia de sol.

Podemos ser silêncios ou sinceridade rasgada em palavras.

Podemos ser doentes nalgumas partes de nós e ser infinitamente saudáveis noutras.

Podemos ser boas pessoas e pessoas pouco tolerantes.

Podemos ser paciência e rastilho curto.

Podemos ser gentileza ou sobrancelha franzida.

Podemos ser tolerantes ou preconceituosos.

 

Na verdade, somos um pouco de tudo o que é bom e mau. Para ser mais inteiro e para crescer para o lado certo, há que saber olhar com verdade (e com amor!) para os dias de sol, mas, principalmente, para as tempestades. Para as nossas. Para as dos outros e para aquelas que, sem querer, fizemos nascer.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail