Que luz trazemos (cá) dentro?

Crónicas 7 abril 2021  •  Tempo de Leitura: 2

A Páscoa trouxe-nos a renovação da promessa da Luz que vem do Céu. Depois da tormenta que nos protagonizou, encontrámos, mais uma vez, razões para acreditar que haverá um feixe de luz ao fundo de todos os túneis.

 

No entanto, e ainda que nos tenha sido dada toda esta Luz, será que a vemos?

 

Será que temos consciência da pedra preciosa que temos enraizada no coração? Ou continuamos a peregrinação pela vida como se não soubéssemos do tesouro que trazemos dentro?

 

Será que compreendemos que já não precisamos de carregar connosco uma culpa e uma tristeza velhas que não nos deixam chegar mais longe?

 

Não sei se compreendemos. Se temos consciência. Se temos noção.

 

Parece-me que continuamos a caminhar como quem prefere o que é escuro. Como quem prefere não saber. Não ver. Não amar. Não pedir desculpa. Não parar para descansar. Não pensar no que incomoda. Não fazer o luto. Não refletir sobre tudo o que estám diante dos nossos olhos.

 

Ainda precisamos de fazer melhor. De deixar para trás o que já não é deste tempo. De vestir as nossas raízes com a Luz que nos foi dada. De parar para compreender que a vida é mais do que trabalhar e morrer.

 

Ainda precisamos de ter coragem para ver o que está à nossa frente. De não fugir. De não adiar para amanhã o projeto de fazer a vida valer a pena.

 

Mas o que é isso? Fazer a vida valer a pena?

 

Para cada um de nós haverá uma resposta diferente. Estás disposto a encontrar a tua?

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail