O que pensas dos outros diz muito de ti?

Crónicas 3 março 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Gostamos de avaliar os outros com base na nossa própria imagem. Se somos pessoas mais frias e menos extrovertidas, esperamos que os outros sejam assim também e, se não forem, parece-nos estranho ou estrangeiro. Se somos pessoas calmas, de gargalhada fácil e de natural expressão de ternura, esperamos que os outros também (nos) correspondam nessas características e, quando não o fazem, analisamo-los de sobrolho franzido.

 

O que pensamos dos outros diz muito sobre nós.

 

Gostamos de julgar antes e confirmar depois?

 

Gostamos de prever o que o outro vai fazer para agir com base num mistério que pode nem chegar a concretizar-se?

 

Gostamos de pensar que os outros têm vidas menos complicadas que nós, menos problemas e menos preocupações?

 

Gostamos de definir o que pensamos com base nas opiniões de outras pessoas?

 

Ou, por outro lado, conseguimos compreender que as pessoas que conhecemos são (mesmo) como nós?

 

Ou, por outro lado, conseguimos dar-lhes uma oportunidade para serem como quiserem, sem querer moldá-las à nossa imagem?

 

Não é fácil querer conhecer alguém. Estar preparado para a desilusão. Para a discussão. Para a diferença de personalidades e feitios.

 

Na verdade, é mais fácil ficar apenas com aqueles que já sabemos como são. Que já nos mostraram com o que podemos contar.

 

Ainda assim, talvez valha a pena dar às pessoas que se estreiam no nosso círculo (e na nossa vida) uma oportunidade verdadeira. Para que nos ensinem o que têm que ensinar, para que nos mostrem outras perspetivas e para que nos aumentem à permeabilidade do coração.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail