Prometes-me que isto tem fim?

Crónicas 4 novembro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Fomos desafiados a reaprender a conviver e a mostrar carinho pelos que nos rodeiam. Quase que parece que deixámos de gostar uns dos outros.

 

Não te aproximes. Chega-te para lá. Beijos não, olha o Covid. Não me agarres na mão, olha o vírus. Guarda-te de mostrar afeto. Promete-me que quando isto acabar voltamos a entrar num avião para qualquer lado. Para qualquer lado, não. Para um lugar bonito. O mais bonito que consigamos imaginar. Promete-me que isto há de acabar e que voltamos a ver os sorrisos que andam escondidos. Promete-me que vamos ser tão melhores e tão diferentes quando isto tiver fim. Prometes?

 

Era bom que pudéssemos prometer. Era bom que pudéssemos avistar o último capítulo desta história. Mas ainda não sabemos. E não podemos prometer grandes coisas.

 

Podemos, no entanto, tentar descobrir novas formas de amar os outros. Não nos podemos abraçar, mas podemos dizer, com palavras, o que o corpo não pode. Não podemos tirar o nariz da máscara, mas podemos tirar do nosso tempo para dar aos outros. E se os olhos continuam nus, mais vale aproveitar para reaprender a ver. Para reparar. Para notar. Para receber os detalhes que a vida nos vai dando.

 

Deixámos de poder fazer promessas sobre quase tudo mas podemos prometer-nos no encurtar de distâncias. Podemos retomar contactos com pessoas de quem não recebemos notícias há muito. Não podemos fazer visitas aos lares o aos hospitais, mas podemos rezar por essas pessoas. Ou, simplesmente, desejar-lhes bem.

 

Sim, mas isso é pouco (podem dizer vocês).

 

Sim, mas isso não chega.

 

É pouco, mas, por enquanto, vai ter de chegar.

 

Vai ter de nos bastar o que temos. Vão ter de nos bastar os que temos.

 

E sim. Vale a pena desejar que tudo isto tenha um fim. Ainda que não o possamos prometer.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail