Não percas tempo!

Crónicas 15 julho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Uma das coisas que o período de confinamento nos ensinou foi que o tempo está em vias de extinção.

 

O tempo que temos como nosso, na realidade, não nos pertence realmente. No entanto, mantemos esta ilusão quase infantil de que teremos, sempre, muitos dias para viver. Muitos momentos para somar à nossa história. Muitas oportunidades para dizer o que pensamos e o que sentimos.

 

Contudo, a vida deu-nos a volta nos últimos meses. Envolveu-nos numa espécie de tornado invisível e não vemos a hora de ser cuspidos novamente. Envolveu-nos num remoinho tenebroso e obrigou-nos a ser reféns de nós próprios, dos nossos pensamentos, das decisões que queríamos evitar, do que não tínhamos tempo para ver.

 

Os dias vão passando e somos levados a compreender que não temos tempo algum. Não nos são dadas certezas. Tudo rima com a incerteza e com o inesperado.

 

Antes da tempestade da pandemia ter assolado as nossas vidas, vivíamos como se não fôssemos morrer. Vivíamos como se tudo nos pertencesse. Íamos na crista de todas as ondas e ai de quem ousasse dizer-nos que era preciso abrandar, acalmar, sossegar, meditar, apaziguar o coração.

 

A vida está a ensinar-nos tudo o que precisamos de saber:

 

Não podemos perder tempo.

 

E, assumindo que não teremos a vida toda para fazer tudo o que nos ferve dentro do peito, é altura de pensar:

 

Quero ter tempo para quê?

 

Quero ter tempo para quem? Para quantos?

 

Como vou tornar os meus dias inesquecíveis?

 

De que forma quero viver a partir daqui?

 

Vê se não corres atrás do vento.

 

Vê se não te agarras às coisas que hão de voar deste mundo.

 

Vê se fazes cada segundo valer a pena.

 

Não percas tempo. O dia é hoje.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail