Quando puderes, faz melhor!

Crónicas 3 junho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Num mundo em que todos julgam primeiro e fazem as perguntas depois, faz diferente.

 

Num mundo em que todos escolhem andar escondidos, faz por não ter medo de mostrar quem és e ao que vens.

 

Num mundo em que a marca que a maioria quer deixar é a da indiferença, do medo e da guerra, faz por ser luz e candeia acesa.

 

Num mundo em que todos fazem igual, faz melhor. Faz diferente. Arrisca dar ao contrário do que te dão. Fazer ao contrário do que te fazem a ti.

 

Num mundo em que todos se queixam primeiro e olham para as coisas boas em último lugar, faz por ser farol que aponta para o Céu e para o que é verdadeiramente essencial.

 

Num mundo em que ninguém desculpa ninguém, desculpa tu.

 

Num mundo onde reina o egoísmo do umbigo de cada um, faz por ver para além de ti, do que precisas, do que queres, do que gostavas.

 

Num mundo onde ninguém faz aquilo que diz, faz tu. Aquilo que dizes. Aquilo que deves fazer. Aquilo que deve ser.

 

Num mundo onde ninguém olha para ninguém, pergunta aos outros como estão. Se precisam de alguma coisa. Diz bom dia e boa tarde. Obrigada e por favor. Mas não digas por obrigação. Diz como quem quer bem. Como quem não quer apenas ser educado; como quem quer ser bom.

 

O mundo está a precisar de pessoas que saibam o que querem, mas que não se deixem cegar pelos seus objetivos. Está a precisar de quem tenha mais cuidado. Mais atenção. Mais calma. Mais paciência. Está a precisar de gente insatisfeita que não se deixa ficar com o que já tem.

 

Está a precisar de pessoas que, mesmo não podendo sair do mesmo sítio, alarguem vistas, paisagens e horizontes.

 

Queres fazer alguma coisa de diferente em tempos tão difíceis como estes?

 

É fácil. Sê melhor.

Faz melhor.

Diz melhor.

Ama melhor.

Cuida melhor.

Vive melhor.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail