1 - 9 de 26 artigos

Miguel Oliveira Panão

Cronista

Professor na Universidade de Coimbra e Doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Membro do Movimento dos Focolares e coordenador com a esposa das Famílias Novas, expressão dos Focolares para o mundo da família. Pai de 3 filhos, e curioso pelo cruzamento entre fé, ciência, tecnologia e sociedade. O último livro publicado em self-publishing intitula-se KeepUp - Organização do Tempo de Estudo à venda na Amazon. Em filosofia, co-editou Ética Relacional: um caminho de sabedoria da Editora da Universidade Católica.

Blogues: Saber Aprender e  Ciência e Fé. 

Tempo de Leitura: 3

Limitações

13 fevereiro 2020  •  Leitura: 3

O que aconteceria a um rio se não houvessem margens? Não desaguaria. Não seria um rio. Perderia a sua identidade. Do mesmo modo, as nossas limitações não são um obstáculo, mas fazem parte da nossa identidade.

13 fevereiro 2020

Tempo de Leitura: 4

Porta

6 fevereiro 2020  •  Leitura: 4

Deus é uma ideia ou sentimento? Muitos colocam-se esta questão, mas existem aqueles que pensam em Deus como pessoa. Que diferença faz?

6 fevereiro 2020

Tempo de Leitura: 2

Passa-tempo

30 janeiro 2020  •  Leitura: 2

Winston Churchill escreveu um livro intitulado ”Pintura como Passatempo” onde partilha a descoberta desta actividade como forma de descansar a mente. Penso que todos podemos imaginar a importância para as pessoas com as responsabilidades que ele tinha de o fazerem, mas o que achei mais curioso neste

30 janeiro 2020

Tempo de Leitura: 2

Subtileza

23 janeiro 2020  •  Leitura: 2

Da janela da cozinha onde tomo o pequeno-almoço vejo montes, árvores e casas harmoniosamente plantadas. Como é costume ser entre 7h30 e 8h, a luz natural é ainda ténue. Os miúdos gostam de acender a luz da cozinha enquanto comem o pequeno-almoço, mas eu prefiro apagá-la.

23 janeiro 2020

Tempo de Leitura: 4

És feliz?

16 janeiro 2020  •  Leitura: 4

Felicidade. O desejo mais antigo da humanidade que atravessa raças, culturas, tempo ou lugar. Não há quem não deseje ser feliz. Não é fácil definir esta palavra, mas a maior parte de nós está de acordo em ser um estado psicossomático-espiritual de bem-estar e realização. E todos os dias, tudo o que

16 janeiro 2020

Tempo de Leitura: 3

Imaginar

9 janeiro 2020  •  Leitura: 3

E se pudesses concretizar tudo o que imaginas? Um exemplo encontras na impressão 3D. Podemos não conseguir fazer tudo, mas fazemos muito mais do que poderíamos imaginar há alguns anos.

9 janeiro 2020

Tempo de Leitura: 2

Uau!

2 janeiro 2020  •  Leitura: 2

Se alguém gritar - ”Fogo!” - todos ficamos em alerta. Se alguém gritar - ”Foge!” - imediatamente agimos. Não são precisas muitas palavras para transformar a realidade à nossa volta. Bastam as palavras certas e assertivas para o momento. Por isso se diz que as orações mais simples e curtas furam o Cé

2 janeiro 2020

Tempo de Leitura: 2

Olhar

26 dezembro 2019  •  Leitura: 2

Onde está o teu olhar? Voltado para um ecrã ou para um livro? Voltado para um ecrã ou para o outro? Voltado para um ecrã ou contemplando o horizonte de uma paisagem?

26 dezembro 2019

Tempo de Leitura: 2

deus

19 dezembro 2019  •  Leitura: 2

Acordei desesperado porque no meu sonho, por mais que me esforçasse, não conseguia usar qualquer ferramenta online para saber onde estava o meu smartphone. Isso levou-me a questionar se o relacionamento com essa tecnologia é saudável.

19 dezembro 2019

    Subscrever Newsletter

    Receba os artigos no seu e-mail