1 - 9 de 33 artigos

Miguel Oliveira Panão

Cronista

Professor na Universidade de Coimbra e Doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Membro do Movimento dos Focolares e coordenador com a esposa das Famílias Novas, expressão dos Focolares para o mundo da família. Pai de 3 filhos, e curioso pelo cruzamento entre fé, ciência, tecnologia e sociedade. O último livro publicado em self-publishing intitula-se KeepUp - Organização do Tempo de Estudo à venda na Amazon. Em filosofia, co-editou Ética Relacional: um caminho de sabedoria da Editora da Universidade Católica.

Blogues: Saber Aprender e  Ciência e Fé. 

Tempo de Leitura: 3

Maturidade

2 abril 2020  •  Leitura: 3

Eu tinha entrado no laboratório há 30 horas para obter dados experimentais no âmbito do meu doutoramento. Já tinha lido tudo o que havia para ler sobre sprays, gotas, e transmissão de calor. O que haveria de ler mais? Foi aí que descobri o quanto nada sabia sobre filosofia e teologia.

2 abril 2020

Tempo de Leitura: 2

LAR

26 março 2020  •  Leitura: 2

A nossa casa é o nosso LAR - Lugar de Acolhimento e Repouso. E nunca foi tão verdade como agora. Daí que pense no modo como construímos o nosso LAR no tempo e no espaço. 

26 março 2020

Tempo de Leitura: 2

Tudo

19 março 2020  •  Leitura: 2

Tudo muda no mundo. Já o sabíamos desde que nos demos conta da evolução geológica, biológica e a cultural. Qualquer evolução acontece mediante as circunstâncias, o impulso que as coisas têm no momento, as relações que as ligam e as que as desligam. Tudo parecia demasiado normal até que um minúsculo

19 março 2020

Tempo de Leitura: 2

Precioso

12 março 2020  •  Leitura: 2

Na obra de Tolkien, o anel foi criado pelo feiticeiro Sauron para subjugar todos os povos da Terra-Média. Sempre entendi esta história como uma fantasia. Nunca pensei que pudesse encontrar na minha vida um anel com este poder até me confrontar com… o tempo.

12 março 2020

Tempo de Leitura: 3

Pretexto

5 março 2020  •  Leitura: 3

Antigamente sentíamos um misto entre o conforto e o desconforto natural ao passear pela rua de cada vez que nos cruzássemos com uma pessoa. Ter de confrontar o olhar do outro que desconheço é encetar num caminho de relacionalidade natural que nos é próprio. Mas, com o alvor da era digital encontrámo

5 março 2020

Tempo de Leitura: 2

Dentro

27 fevereiro 2020  •  Leitura: 2

Inicia-se um tempo que é muito mais do que de jejum e abstinência. É a oportunidade de renovar o nosso interior. Por isso, cada dia lança-nos o desafio de (re)aprender a olhar dentro.

27 fevereiro 2020

Tempo de Leitura: 3

Ceder

20 fevereiro 2020  •  Leitura: 3

És parte de uma experiência social ou protagonista na sociedade? Foi esta a questão que me coloquei ao rever o filme ”A Rede Social” sobre a história do Facebook. O que se tornou viciante foi o facto desta rede social digital tocar no que nos é mais profundo: o sentido de relacionalidade. Todos esta

20 fevereiro 2020

Tempo de Leitura: 3

Limitações

13 fevereiro 2020  •  Leitura: 3

O que aconteceria a um rio se não houvessem margens? Não desaguaria. Não seria um rio. Perderia a sua identidade. Do mesmo modo, as nossas limitações não são um obstáculo, mas fazem parte da nossa identidade.

13 fevereiro 2020

Tempo de Leitura: 4

Porta

6 fevereiro 2020  •  Leitura: 4

Deus é uma ideia ou sentimento? Muitos colocam-se esta questão, mas existem aqueles que pensam em Deus como pessoa. Que diferença faz?

6 fevereiro 2020

    Subscrever Newsletter

    Receba os artigos no seu e-mail