Hoje, o Evangelho do 4º Domingo da Quaresma, do Ano C, relaciona os nossos gestos diários. Jesus é acusado: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles» Resolve a situação ao Seu jeito: conta-lhes uma bela Parábola! A Parábola do Filho Pródigo, que também é intitulada por Parábola do Pai Miseric
A parábola de hoje fala-nos de um homem que preparou um grande banquete com muito cuidado e dedicação para reunir um grupo de convidados que queria ter junto de si.
Não vai ser sempre assim. Desse jeito que tantas vezes idealizas. Em muitas situações vai ser tudo ao contrário do que tinhas planeado. E isso vai-te obrigar a percorrer outros caminhos. A enfrentar os outros e o teu mundo.
O mundo está tão esquisito que começamos a duvidar daquilo que é ou não verdade. Porém, na base de qualquer dúvida está a procura da verdade e a confiança de que podemos conhecê-la e isso tem valor. Aparentemente, quem duvida não parece ter fé, mas a fé é muito mais do que a ausência de dúvida.
Senhor, estas semanas que antecedem a Páscoa não são propriamente fáceis nem simpáticas… Para celebrarmos em plenitude a Tua morte e ressurreição, somos desafiados a uma caminhada de reflexão,
O que realmente importa não é quanto dinheiro tens, ganhas, consegues ou poupas. Importa, sim, com quem partilhas o que tens, o que conseguiste e o que construíste.
Como estamos a viver a Quaresma? Como vai o nosso jejum? Com tantas notícias sobre a guerra na europa, podemos andar um pouco perdidos…
Há sempre um milagre, um pequenino milagre, que acontece e que chega para nos iluminar o dia, a vida, o coração.
A paciência e a urgência de mãos dadas combatem a indiferença e a derrota. Ah, se conseguíssemos mais “olhar para a frente”…!