Parábolas de embalar: «O grande banquete»

Crónicas 28 março 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Nota introdutória para ser lida pelos pais antes de começar a História.

 

A parábola de hoje fala-nos de um homem que preparou um grande banquete com muito cuidado e dedicação para reunir um grupo de convidados que queria ter junto de si.

 

No tempo de Jesus quando alguém oferecia um banquete o convite era feito duas vezes, ou seja, numa primeira fase o anfitrião, depois de ter feito uma lista de convidados, percebia quem queria participar. Após a confirmação das pessoas era preparada a festa. Quando o banquete estava pronto os convidados eram novamente chamados para participarem na celebração e assumirem o lugar na mesa cuidadosamente preparada.

 

Hoje os contadores da história são alguns meninos e meninas do quinto volume da catequese da Paróquia de Sta Maria dos Olivais. Foram eles que inspiraram o projeto, Parábolas de embalar.

 

Fechemos os olhos…abramos o coração e escutemos;

 

 

Desafio para as famílias

 

Quem não gosta de ir a uma boa festa?

 

Aquela que são marcadas por grandes amizades por uma boa refeição, alegria e proporcionam encontrarmo-nos com quem amamos.

 

Quando celebramos o nosso aniversário preparamos tudo com cuidado, convidamos os nossos amigos mais queridos. Como se sentiriam se nenhum deles aceitasse o vosso convite?

 

Um dia um menino perguntou-me; “Jesus fica muito zangado quando não vou à Eucaristia?”. A Eucaristia pode ser comparada a uma festa na casa de Jesus que é a igreja.

 

Depois de sentir o que poderia responder disse-lhe; acho que Jesus não fica zangado mas fica muito triste porque não ter a tua companhia, a tua presença…porque te ama!

 

Jesus convida…mas… a decisão é tua!

 

Nesta quarta semana da quaresma o desafio para as famílias é convidarem alguém que sintam precisar da vossa companhia, do vosso carinho para ir a vossa casa. Preparem um banquete de amizade, alegria, escuta, carinho. Talvez neste tempo estes sejam os melhores alimentos, as melhores iguarias!

 

Um abraço…e…sê sempre amigo de Jesus!

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail