Parábolas de Embalar: «Os primeiros lugares»

Crónicas 22 maio 2022  •  Tempo de Leitura: 3

Nota introdutória

 

Se tivéssemos vivido na mesma época em que Jesus viveu…teria sido maravilhoso ouvi-lo contar as suas histórias… a bíblia diz-nos que Jesus gostava muito de estar perto das crianças e de lhes falar.

 

A história que hoje vamos escutar foi contada durante um banquete num sábado. Neste dia da semana era comum as reuniões sociais à volta da mesa.

 

Nesta festa para além da boa comida e das conversas amistosas Jesus sentiu muita presunção, soberba, orgulho, vaidade… todos queriam ficar à frente, naquele que achavam ser o melhor lugar. É neste contexto que Jesus conta a parábola dos primeiros lugares.

 

Para vos embalar as crianças da Paróquia de Sta Maria dos Olivais em Lisboa contaram mais esta história que engrandece a humildade e define qual o melhor lugar para quem quer ser um verdadeiro amigo de Jesus.

 

Agradecemos ao Rodrigo, ao Henrique, ao Afonso, à Margarida e à Marta a narração desta história.

 

 

 

Desafio para as famílias:

 

Muitas vezes a humildade é confundida com submissão ou inferioridade. Ser humilde não é submetermo-nos á falta de verdade ou inferiorizarmo-nos…para ninguém dar por nós e vivermos uma vida aparentemente feliz e tranquila acomodados num cantinho sem nada contestar ou transformar …ficando em silêncio…a assistir à maledicência, à contradição, à falta de verdade…protegidos e confortados pelas palavras; “É tão humilde”!

 

A humildade é a MOTIVAÇÂO e está DENTRO DE NÓS. A motivação para servir não deve ser o reconhecimento ou a visibilidade. Mesmo que a honra e o reconhecimento aconteçam…são uma graça de Deus… não o que motiva a servir. Por aqui passa a humildade!

 

Somos privilegiados quando servimos com dedicação e altruísmo sem qualquer interesse pessoal a movermo-nos ou a traçar o caminho.

 

Nesta parábola Jesus também nos alerta para a importância de sentirmos o que nos motiva a participar nos diferentes círculos sociais.

 

interagimos com pessoas que precisam de nós e não nos podem recompensar por isso?

 

O desafio para esta semana é escrevermos o nome de uma pessoa que precise de nós e com a qual não nos identificamos. Procuremos levar-lhe algum bem…através de uma mensagem…de um convite para lanchar…humildemente, despretensiosamente, não por nós…mas por ela!

 

Um abraço e sê sempre amigo de Jesus!  

 

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail