Parábolas de Embalar: «Amigo inoportuno»

Crónicas 30 abril 2022  •  Tempo de Leitura: 3

Nota introdutória para ser lida pelos pais antes de começar a História.

 

Numa noite onde as estrelas passeavam por entre as nuvens de pontas dadas ansiosas pelas histórias que os homens da terra contavam… Acreditamos que as estrelas gostam de histórias e que todas as noites passeiam pelo céu caladas para que consigam escutar o eco daquilo que na terra alguém tem para contar… Até a lua nestes momentos se ergue para não perder nada das narrativas que muitas vezes dão sentido à vida dos homens.

 

As parábolas alimentavam os amigos de Jesus e depois das escutarem estes ficavam mais próximos do Amor.

 

Esta parábola fala-nos de três amigos que se encontraram numa destas noites e através dela Jesus fala- nos na busca, na insistência na oração e no conforto que nos pode trazer a presença de um amigo verdadeiro: aqueles que ficam felizes por nos verem felizes; aqueles que tudo fazem para nos agraciar a vida; aqueles onde encontramos Jesus; um pão quando estamos famintos e um abrigo para descansar das nossas fadigas naquelas noites em que caminhamos muito para chegar a um destino que pode ser o fundo do nosso coração ou o fundo do coração de alguém.

 

Descansemos e escutemos esta parábola de Jesus. A Lua e as estrelas já estão em silêncio desejosas do seu eco e do seu ressoar.

 

 

Desafio para as famílias:

 

Pedir, buscar insistentemente, não desistir de rezar de estar com Jesus, persistir na oração é o que nos ensina esta parábola. Deus é infinitamente bom e dará o melhor aos seus filhos, mesmo que às vezes não entendamos. Aquilo que achamos que é o melhor para nós pode não ser o que efetivamente estamos a precisar. Deus no seu Amor dá-nos no tempo certo aquilo que necessitamos.

 

Nesta parábola podemos também sentir que a amizade verdadeira mata a nossa fome, alivia os nossos cansaços independentemente de no céu brilhar o sol ou as estrelas.

 

Com o Pai nosso Jesus ensina-nos a rezar!

 

As crianças da família podem escrever esta oração num papel e ao longo da semana depois de a rezarem em família podem falar sobre cada uma das suas partes e perceber como as podemos transformar em vida.

 

“Pai nosso”... pai de todos nós. Se Jesus é o pai de todos, todos somos irmãos. Se vivermos estas duas palavras o mundo tem de ter paz porque somos família na humanidade!

 

Um abraço…reza e sê sempre amigo de Jesus!

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail