Todos temos uma missão.

Cartas a uma amiga 6 maio 2023  •  Tempo de Leitura: 3

Gostava muito de ter sido missionária! Fiquei sempre com esse sonho por realizar mas a verdade é que nunca se propiciou. Fui pondo prioridades em cima de prioridades, desculpas, e outras paixões adiando dizendo: “quem sabe um dia”. Admiro muito, quem deixa tudo e parte em missão para fazer a diferença em locais remotos que, geralmente, aparecem nas notícias pelas piores razões. São milhões os missionários e voluntários que pelo mundo lutam para terem um papel na mudança e na melhoria de vida das pessoas que se cruzam na sua vida. São anónimos e pouco condecorados os que dão a vida pelo próximo, que não é assim tão próximo mas que precisa dessa proximidade. São os que criam projetos, ONG´s, e realmente fazem a diferença numa comunidade, rua ou país.

 

Espera aí!

 

A descrição de missionário encaixa muito bem em algumas pessoas que conheço que não partiram para longe, mas que diariamente encaram a sua vida como missão (se calhar não sabem). Sim, acho que sim!

 

Se considerarmos que dar catequese junto de jovens cada vez mais desinteressados e alheados da fé, é missão… então somos missão!

 

Se considerarmos que, sendo figuras da autoridade, usamos o nosso poder para ir ao encontro de quem precisa, e tentamos por todos os meios derrubar fronteiras e desigualdades…então eu conheço uma boa missionária!

 

Se considerarmos aqueles que nos seus lares se esforçam por não permitir que caia o desânimo nos mais novos, nem o desinteressa pelos mais velhos. Se na tua família és evangelizadora, rezas e levas luz…então eu conheço uma boa missionária!

 

Se considerarmos aqueles, que na calada e no silêncio levam a sopa e a companhia a quem está só…então eu conheço uma boa missionária!

 

E os que rezam? Os que fazem da sua vida uma oração pelos outros, não serão também eles missionários.

 

Se fazes da tua vida uma ação de graças, uma disponibilidade serena, uma companhia positiva, se trabalhas ou estudas com dedicação, então Tu também és missão porque Tu levas a “boa nova” aos que se cruzam na tua vida e no teu caminho. Às vezes a nossa missão é mesmo aqui, na nossa comunidade.

 

Afinal somos todos missão!

 

E tu amiga, qual sentes que é a tua missão?

Raquel Rodrigues

Cronista "Cartas a uma amiga"

Raquel Rodrigues nasceu no último ano da década 70 do século passado. Cresceu em graça e em alguma sabedoria, sendo licenciada em Gestão, frequenta o mestrado em Santidade: está no bom caminho!

Aproveita cada oportunidade para refletir sobre os sentimentos que as relações humanas despertam e que, talvez, sejam comuns a muitas pessoas. A sua escrita é fruto da vontade de partilhar os seus estados de alma com a “amiga” que pode bem ser qualquer pessoa que leia com disposição cada uma das suas cartas.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail