Recomendamos: O despertar do humano

Livros 30 novembro 2020  •  Tempo de Leitura: 3

Andamos todos cheios de perguntas. Quase todas sem resposta. Esta pandemia dá-nos mais incertezas do que nunca. "Éramos felizes e não sabíamos…"

 

A comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomenda "O despertar do humano" de Julián Carrón, porque tal como os nossos leitores, também nós ainda estamos cheios de perguntas sem respostas satisfatórias.

 

O Autor

 

Carrón nasceu em 25 de Fevereiro de 1950 em Navaconcejo, Cáceres, na Estremadura Espanhola. Muito jovem, entrou no Seminário Conciliar de Madrid. Foi ordenado sacerdote em 1975 e, no ano seguinte, licenciou-se em Teologia, com especialização em Sagrada Escritura. Nos anos 80 Julián Carrón conhece pessoalmente don Giussani, fundador do Movimento Comunhão e Libertação (CL), ao qual adere em  1985.

 

Ao longo do tempo, a amizade entre os dois sacerdotes torna-se cada vez mais forte. Em Setembro de 2004, muda-se para Milão, chamado por don Giussani para partilhar com ele a responsabilidade de guiar o Movimento. Após a morte deste, em Março de 2005, é eleito pela Diaconia Central presidente  do CL. Sucedem-se três reeleições: em 2008, 2014 e em março de 2020, para um novo mandato de seis anos.

 

A Obra

 

Trata-se de um livro-entrevista, organizado por Alberto Savorana, em que, partindo da «irrupção imprevista e imprevisível da realidade, com a face do Coronavírus», o presidente da CL descreve a grande possibilidade de redescoberta do humano que nos foi dada viver: da solidão ao silêncio, da partilha à amizade, passando pela consciência que temos de nós e do mundo.

 

«A situação que estamos a viver tornou -nos conscientes de que nestes anos vivemos, em certo sentido, como que numa bolha, que nos fazia sentir suficientemente protegidos dos golpes da vida. E assim seguimos em frente distraídos, fingindo que tudo estava sob o nosso controlo. Mas as circunstâncias reviraram os nossos planos e chamaram-nos bruscamente a responder, a levar a sério nosso eu, a questionarmo-nos sobre nossa efetiva situação existencial. Nestes tempos, a realidade abalou nossa rotina mais ou menos tranquila, assumindo o rosto ameaçador da Covid-19, um novo vírus, que provocou uma emergência de saúde internacional.

 

A realidade, da qual muitas vezes fugimos para poder respirar, devido à incapacidade de estarmos connosco mesmos, desta vez foi inclemente, obrigando a maioria de nós a ficar trancada em casa, a parar. E neste isolamento surge diante dos nossos olhos – talvez pela primeira vez de modo tão evidente e difundido – a nossa condição existencial...»

 

Um livro de bolso que lemos numa tarde. Não porque seja fútil, superficial ou politicamente correto, mas porque Alberto Savorana faz as perguntas que todos nós fazemos nestes tempos e Julián Carrón responde levando-nos a novas questões. É um biblista que vale a pena conhecer, ler e reler. Discreto, fino sentido de humor, humilde e que sabe preencher as suas respostas com referências obrigatórias.

 

Boa leitura!



Ficha Técnica


Título: O Despertar Humano
Autor: Julián Carrón
Coleção: Espiritualidade
Secção: Reflexões
Páginas: 74
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723021790

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail