Recomendamos: Onde está Deus? A fé cristã na época da grande incertez

Livros 8 junho 2020  •  Tempo de Leitura: 4

Vivemos um tempo com muitas, senão demasiadas incertezas. A pandemia do coronavírus que obrigou meio mundo ao confinamento e à alteração do quotidiano, acentuou a crise de sentido da nossa existência. Por esta e outras razões a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomenda "Onde está Deus? A fé cristã na época da grande incerteza" de Julián Carrón.

 

A obra é fruto de um diálogo de quatro dias entre Julián Carrón, Presidente do movimento Comunhão e Libertação desde 2005, e de Andrea Tornielli, vaticanista, jornalista do diário La Stampa e responsável pelo site de internet Vatican Insider, em 2017.

 

Pela data da entrevista, percebemos que a pergunta "Onde está Deus?" não é feita em consequência da pandemia e de todas as mudanças que originou, nem tão pouco com o objetivo de procurar resposta para o sofrimento que ela está a causar. A pergunta é muito mais "ampla"….

 

O nosso tempo, é marcado pela perda evidente de certos valores. Vivemos uma secularização. Por um lado é dramático, mas por outro lado é fascinante, porque dá a oportunidade de entender os elementos essenciais da presença cristã, ou seja, se eles se confrontam e relacionam com a vida.

 

Julián Carrón, mais do que referir-se à vivência e à espiritualidade do movimento que preside, procura evidenciar a esperança realista que deve abitar o coração e a vivência quotidiana do cristão neste mundo secularizado.

 

O problema de nosso tempo é se a experiência cristã se mantém na relação com o mundo, conseguindo dar gosto à vida. O Iluminismo acreditava que ele poderia realizar esse projeto com as forças de uma razão autónoma e emancipatória, mas falhou, como é amplamente demonstrado no livro. Ao criar todo um sistema de valores racionais, herdados do cristianismo, mas desagregados de um corpo, acabou por cair num vazio. Nunca como hoje se falou tanto em Liberdade, Fraternidade, Igualdade, Solidariedade. Nunca como hoje também, vimos tanta hipocrisia e tanto vazio nestas palavras…

 

Por isso para o autor, «é precisamente neste contexto, com efeito, por contraste, que se pode perceber com maior nitidez, ali onde acontece, aquela intensidade humana, aquele "mais" de capacidade de afeição, de liberdade, de possibilidade de encarar com esperança até as circunstâncias adversas, de usar a razão de uma forma não reduzida, que nasce do acontecimento cristão. Desapareceram ideais e ideologias, ruíram valores e evidências que nos aproximaram durante séculos, mas o coração do homem continua a desejar: por isso a secularização pode transformar-se verdadeiramente numa grande ocasião de testemunho para nós, cristãos.»

 

Mas para tudo isto é preciso que os cristãos sejam verdadeiramente cristãos. Ou seja, tenham tido a graça do encontro com Cristo: «O encontro com Cristo vivo determina a sua maneira de olhar para tudo, abre-os a captar a irredutível positividade do real. O ponto último que define o real, então, já não é o mal, o sofrimento, mas a vitória de Cristo ressuscitado.»

 

A fé deve ser percebida como algo pertinente à vida, como algo que explica a vida e que ilumina a existência. O cristão deve propor o cristianismo como um encontro vivo, como um lugar onde possa emergir a humanidade de todos. Um cristianismo apenas como um conjunto de regras morais, rituais ou doutrinas não interessará mais a ninguém.

 

Uma obra cativante que desperta a curiosidade em conhecer o pensamento deste homem culto e comunicador.

 

Boa leitura.


Ficha Técnica
Título: Onde está Deus? A fé cristã na época da grande incerteza
Autor: Julián Carrón
Coleção: Teológica
Secção: Pastoral
Páginas: 208
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723021691

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail