Mais Oração!

Crónicas 2 janeiro 2024  •  Tempo de Leitura: 4

«Não sei rezar, mas sei ter esperança: é isso, quero esperar junto contigo e com a mamãe, quero esperar junto com Elena e Davide e quero esperar junto com todos vocês aqui presentes: quero ter esperança que toda essa chuva de dor fecunde o solo das nossas vidas e quero ter esperança que um dia possa germinar.»

Gino Cecchettin 

 

Nas vésperas da solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, o Papa Francisco destacou a importância da gratidão e da esperança, para  entrar no novo ano, que será dedicado à Oração como preparação para o próximo Jubileu em 2025: «Aprendamos com Maria a viver cada dia, cada momento, cada ocupação  com o olhar interior voltado para Jesus. alegrias e tristezas, satisfações e problemas. Tudo na presença e com a graça de Jesus, o  Senhor. Tudo com gratidão e esperança.»

 

A oração é importante para a vida cristã. Ouso dizer, necessária para o crente: poder encontrar tempo, por mais curto que seja, durante o dia para rezar, é uma verdadeira graça!

 

A oração, enquanto encontro com o Senhor, enquanto abertura do coração a Ele e ao seu amor, é a alma e o oxigénio da fé. É a força, a esperança no futuro.

 

A oração é obra do Espírito Santo, não nossa! Nós, de facto, somos pobres, frágeis, fracos, inconstantes, incapazes de nos abrir a Deus. E se Ele mesmo não vem ao nosso encontro abrindo o nosso coração, nós não somos capazes. Ficamos pelas nossas vanglorias, pelos nossos êxitos. Como disse o Papa: «A gratidão mundana, a esperança mundana são aparentes; falta-lhes a dimensão essencial que é a da relação com o Outro e com os outros, com Deus e com os irmãos. Estão focados no eu, nos seus interesses e assim têm o fôlego curto, não vão além da satisfação e do otimismo.»

 

É precisamente isto que o Natal nos recorda: Deus, o totalmente outro, torna-se tão próximo de nós que nos permite vê-lo, encontrá-lo, tocá-lo, dialogar com ele; no Natal Ele chega perto de nós, batendo à porta do nosso coração, ansioso por entrar. O encontro com o Senhor dá cor a todo o dia.

 

O texto que abre esta crónica foi extraído do discurso que Gino Cecchettin proferiu no dia 5 de dezembro de 2023 na Catedral de Pádua, durante o funeral de sua filha Giulia assassinada pelo namorado. Recomendo a sua leitura.

 

Para os cristãos, a esperança e a oração não levam os crentes ao fatalismo, à resignação e à inação! Jesus pediu-nos que vigiemos e trabalhemos enquanto esperamos a sua vinda.

 

Rezar e esperar são dois verbos inevitáveis. A esperança de que fala o Novo Testamento não é, como na linguagem de hoje, o desejo de algo desejável, mas incerto, ou talvez até improvável, como ganhar o euromilhões. Mas esperar por algo certo.

 

Desejo para este novo ano isto mesmo: Mais Oração!

 

Bom Ano de 2024

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail