A coragem de olhar para dentro!

Crónicas 1 março 2023  •  Tempo de Leitura: 2

Nem sempre a vida nos ensina a ter a capacidade de olhar para o que se passa dentro de nós. Habituados a olhar para o que se passa do (nosso) lado de fora, podemos desenvolver um analfabetismo profundo sobre as emoções, os sentimentos e os pensamentos que nos ocupam o coração, a mente e o espírito.

 

No entanto, vamos caminhando iludidos pela vida fora. Impedimo-nos de contemplar o universo interior que temos e, por consequência, não nos deixamos lidar com o que se passa connosco. Seja isso o que for.

 

Neste tempo de maior reflexão, espera e jejum em que nos encontramos, talvez valha a pena o desafio de abraçar (em nós) o que ainda não tivemos coragem para ver.

 

Para alguns de nós esse abraço vai encontrar raiva que nos vai dar pontapés e gritar:

 

“sai daqui”;

Para outros esse encontro vai trazer uma alegria de criança pequena que só sabe brincar e ser feliz;

Para outros poderá trazer uma tristeza velha que nem se sabe de onde vem;

Para outros um cansaço de viver à sombra das aparências e do tanto que fingimos que somos;

Para outros será um abraço de risos, gargalhadas e coisas tontas.

 

Seja o que for que encontremos, que saibamos dispor-nos a ver. A querer ver o que é. Mais do que nos orientarmos para resolver o que acontece dentro de nós, que saibamos encontrar tempo e espaço para não tocar. Para ver como sagrado o que vier, chegar ou aparecer. Nem tudo se resolve, nem tudo se aprende e nem tudo se cura. E está tudo bem. É mesmo assim que as coisas podem ser.

 

O caminho é longe. E é longo. A vida pode trazer-nos complicações e desafios difíceis de superar ou ultrapassar. Mas não te preocupes: estamos juntos nessa mesma luta. Nesse mesmo mistério.

 

O truque é subir um degrau de cada vez. Só assim podemos subir as escadas.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail