Quem manda és tu!

Crónicas 1 fevereiro 2023  •  Tempo de Leitura: 3

A vida tem-nos vendido muita coisa como valiosa. Como útil. Como preciosa, até. Têm-nos mentido muito. Têm-nos sido ditas muitas verdades mentirosas. Que nos deixam com a sensação de que não temos poder sobre a nossa vida. Que há uma máquina bem oleada e bem montada que nos transcende e nos guarda os dias como quem manda em nós. Não é verdade nem pode ser. Quem manda em ti és tu. Quem manda nas tuas vontades, és tu. Quem te diz o que fazer não sabe o que diz. As decisões que tomares e que sonhares têm de ser tuas. Depois, terás de aprender a viver com elas.

 

Enquanto a vida nos passa por cima, como se nos prendesse sempre ao que não queremos para nós, vamos tentando nadar até à superfície. Sustemos a respiração e guardamos o ar para quando pudermos inspirar em paz. Até isso nos tiraram. O ar. O fôlego. E vamos caminhando com cordas apertadas à volta da garganta, do peito, dos braços, do ânimo, da alma e do coração.

 

És (e somos) mais do que essas cordas. Mais do que o dinheiro que parece andar de coroa na cabeça. Mais do que os que nos sorriem e nos ferram enganos sujos por detrás das costas. Mais do que os que nos cativam para depois nos trair. Mais do que os que nos sorriem para depois usar a luz que é nossa como a deles.

 

Somos mais do que querem fazer de nós. Querem-nos como uns fantoches tristes. De olhos quase adormecidos pela pancada que vão levando e que ninguém vê. Pelas injustiças que vão arrastando enquanto coxeiam liberdades fingidas.

 

Somos mais do que gravatas, fatos bonitos e roupas caras. Mais do que carros que fazem tudo por nós. Mais do que o piloto automático em que nos afundaram.

 

Mas quem? Tantos. E tantas. E deixámos. E deixamos.

 

Mas somos mais. Somos muitos os que vemos. Os que sentimos. Os que sabemos que o tempo não se compra. Que a vida não se compra. Que os dias felizes não existem se estivermos longe daquilo que somos. Somos mais pessoas do que as sombras que querem de nós. Mais inteiros do que os restos que nos querem pisar.

 

Somos tantos e podemos muito.

Guarda bem o teu tempo.

Guarda-te bem.

O que tantos querem, só terão se tu deixares.

Eles ainda não sabem, mas quem manda és tu.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail