O que nos salva?

Crónicas 11 janeiro 2023  •  Tempo de Leitura: 2

O que nos salva no meio do caos em que o mundo parece estar imerso?

 

O que nos salva dos temores de um amanhã que não melhore? Que não nos dê o que precisamos e o que merecemos?

 

Vamos caminhando num mundo profundamente doente. Doente na forma e na estrutura. Um planeta que vai tossindo cada vez mais, até cuspir sangue. Um planeta verde-negro que ninguém parece querer resgatar. Doente na alma e na raiz. Doentes, nós, de saudade dos tempos melhores e prósperos que eram nossos antes de nascermos… ou que nunca existiram, realmente. Doentes num sentir manipulado e transferido para coisas que pouco importam e interessam. A saúde que nos falta é, principalmente, a saúde da alma. Essa que não sabe bem para onde vai ou navega. Se deve surfar a onda azul ou verde; ou se deve deixar-se ficar debaixo da maré.

 

Vamos caminhando sem sair do sítio. Perdidos do que somos e do que queremos ser.

 

Mas há algo que me parece comum, também, a todos os que desanimamos.

 

Continuamos, sempre. Avançamos, sempre. Pegamos fogo ao mundo com a nossa chamazinha já só meio acesa. Incendiamos outros com a nossa luz fraca e ténue. Mas que permanece, ainda.

 

Seguimos, sempre. Damos as mãos aos que estão ao lado e, até, aos que não conhecemos bem, se for preciso. Porque é dessa fibra que somos feitos. Dos que são rumo e trilho. Dos que podem cair cem vezes, mas que se levantam outras tantas. Dos que se assustam e vacilam. Mas dos que se deixam renascer e renovar, também.

 

O mundo grita lá fora. Mas a (nossa) luz grita mais alto.

Podem tirar-nos tudo.

Mas há três coisas que nos mantêm vivos. Juntos. E a andar.

A fé.

A esperança.

E o amor.

tags: Marta arrais

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail