A Oração Abrasada

Crónicas 25 outubro 2022  •  Tempo de Leitura: 4

Este fim de semana participei nas Jornadas Marianas Monfortinas que decorreram em Fátima. Que graça! Que dom que é esta espiritualidade à Igreja! Que sorte a minha…

 

Neste mês do Rosário, neste mês das Missões, de imediato me recordei da Oração Abrasada que São Luís Maria compôs nos últimos anos de sua vida. Nela pede a Deus, com três orações distintas uma ao Pai, uma ao Filho e outra ao Espírito Santo, para poder formar a sua pequena companhia de missionários especificando as características que esses padres devem ter. Transcrevo um pequeno excerto:

 

"Que Vos peço eu? Nada em meu favor, tudo para vossa glória. Que Vos peço eu? O que podeis, e até ouso dizer, o que deveis conceder-me como Deus verdadeiro que sois, a Quem todo poder foi dado no Céu e na Terra, e como o melhor de todos os Filhos, que amais infinitamente vossa Mãe. 

 

Que Vos peço eu? Liberos: sacerdotes livres de vossa liberdade, desprendidos de tudo, sem pai, sem mãe, sem irmãos, sem irmãs, sem parentes segundo a carne, sem amigos segundo o mundo, sem bem, sem embaraços, sem cuidados, a até sem vontade própria.

 

Liberos: escravos de vosso amor e de vossa vontade, homens segundo vosso Coração que, sem vontade própria que os macule e os faça parar, executem todas as vossas vontades e lancem por terra todos os vossos inimigos, quais novos Davids, com o cajado da Cruz e a funda do Santíssimo Rosário nas mãos: in báculo Cruce et in virga virgine.

 

Liberos: nuvens elevadas e cheias de celeste orvalho, que voem sem empecilhos, de todos os lados, conforme o sopro do Espírito Santo. Foi deles, em parte, que tiveram conhecimento vossos profetas, quando perguntaram: «Quem são estes, que voam como nuvens?» –« Iam para onde o Espírito os impelia».

 

Liberos: almas sempre á vossa mão, sempre prontas a obedecer-Vos, á voz de seus superiores, como Samuel: Eis-me aqui, sempre prontas a correr e a tudo sofrer, convosco e por Vós, como os apóstolos: «Vamos nós também para morrer com Ele».

 

Liberos: verdadeiros filhos de Maria, vossa Mãe Santíssima, engendrados e concebidos pela sua caridade, trazidos em seu  seio, presos a seu peito, nutridos de seu leite, educados por sua solicitude, sustentados por seu braço, e enriquecidos de suas graças. 

 

Liberos: verdadeiros servos da Santíssima Virgem que, como outros tantos São Domingos, vão por toda parte, com o facho lúcido e ardente do santo Evangelho na boca, e o santo Rosário na mão, a ladrar como cães, a arder como fogos e a iluminar como sóis as trevas do mundo; e que, por meio de uma verdadeira devoção a Maria Santíssima – isto é, uma devoção interior sem hipocrisia, exterior sem crítica, prudente sem ignorância, terna sem indiferença, constante sem volubilidade e santa sem presunção – esmaguem, por todos os lugares onde forem, a cabeça da antiga serpente, a fim de que a maldição que sobre ela lançastes seja inteiramente  cumprida: «Porei inimizades entre ti e a Mulher, entre a tua raça e a dEla. Ela te esmagará a cabeça»."

 

Rezemos pela Igreja em particular pelo Santo Padre Francisco, por todos os bispos, sacerdotes missionários e não missionários que todos os dias servem a Igreja e o Seu povo com amor.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail