Temos mãe!

Crónicas 24 maio 2022  •  Tempo de Leitura: 4

​​​​No mês de maio a Igreja convida-nos, de maneira particular, a rezar a oração do terço. São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (Dominicanos), foi um grande divulgador desta oração. Para ele era a arma dos cristãos na luta contra as heresias do seu tempo.

 

A tradição de rezar o Terço sempre foi uma característica das famílias cristãs. Após um dia de intenso trabalho, pais e filhos reuniam-se em torno de uma imagem da Virgem para rezar o Santo Rosário. Os idosos elevavam a sua oração e as crianças aprendiam, rezando, a amar a família, a primeira igreja doméstica. O Terço em família foi um dos atos mais solenes e preciosos da vida familiar. Felizmente ainda temos famílias que o fazem.

 

Sendo eu um herdeiro da espiritualidade de São Luís Maria de Montfort, fundador dos Missionários Monfortinos - SMM, não podia deixar passar em branco este mês mariano. Aliás, ainda ressoa na minha mente, e espero que também no meu coração, a frase proclamada pelo Papa Francisco em Fátima aquando do primeiro centenário das aparições: «Temos mãe!»

 

Recordo algumas palavras de Francisco a propósito deste mês:

 

“No mês de maio elevamos o olhar para a Mãe de Deus, sinal de consolação e esperança segura, e rezamos juntos o Terço para enfrentarmos juntos as provações deste tempo e estarmos ainda mais unidos como família espiritual. Cultivai a devoção a Nossa Senhora, com a recitação diária do Terço, para que, como Mãe de Deus, acolhendo na vossa vida os mistérios de Cristo, sejais cada vez mais uma dádiva de amor para todos”.

 

Ouso dizer que é uma expressão muito monfortina. Para Montfort, seguir Maria era ir ao encontro de Jesus Cristo: esta convicção de Luís Maria transformou-se numa pastoral, cuja centralidade era o culto à Virgem Maria, a propagação da oração do Terço e a organização de procissões e celebrações marianas. A recitação do Terço, tal como disse o Papa, era contemplar os mistérios de Cristo.

 

O Terço é uma oração que contempla os mistérios da vida de Jesus através do olhar de Maria, ajuda-nos a entrar neles, num diálogo orante, com a intercessão da Mãe de Deus. A simplicidade e repetitividade desta oração permite-nos entrar no nosso coração e ajuda-nos a permanecer na presença do Senhor em estado de oração contínua. Pedimos à Virgem que interceda junto do Filho pelas nossas necessidades, sofrimentos e problemas da humanidade.

 

A leitura e meditação do Tratado da Verdadeira Devoção de Montfort é uma grande ajuda a esta compreensão. Nesta obra, o santo francês explica as razões da grandeza de Maria e revela o seu papel nos últimos tempos da história. Mas, sobretudo, ensina-nos um método para amar e servir Nossa Senhora com maior fervor e eficácia: a consagração a Jesus pelas mãos de Maria, o caminho mais breve e seguro para chegar, através de Maria, a Jesus Cristo e, por Ele, a Deus-Pai.

 

 “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por ela que deve reinar no mundo."


"Deus reuniu todas as águas e chamou-lhes mar, depois reuniu todas as graças e chamou-lhes Maria".

 

[Fotografia de Margarida Santos]

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail