Há dias memoráveis!

Crónicas 29 março 2022  •  Tempo de Leitura: 3

No início deste mês fui surpreendido por uma mensagem: «Quando puderes, liga-me. Tenho um desafio para te fazer». O autor foi este bombeiro, José Santos.

O Zé Pinto, assim o tratamos entre amigos, já se tinha voluntariado para fazer parte de um comboio humanitário em socorro dos refugiados ucranianos na Moldávia. Já havia tratado das faltas ao trabalho - e aqui permitam-me toda a publicidade que farei - junto da empresa Barraqueiro onde é motorista; já tralhava na recolha de bens com a Associação Projeto Solidário Paulo J Bento; as diversas corporações de Bombeiros Voluntários: Loures, Camarate, Fanhões, Sacavém, Zambujal, Caneças, Pontinha, Odivelas, Grândola… e com o IRA - Intervenção e Resgate Animal. O próprio Colégio Valsassina mobilizou grande parte da sua campanha em apoio das vítimas desta guerra para esta iniciativa.

E qual era o desafio? Levar uma imagem da Senhora de Fátima. O Zé queria levar com ele, não apenas alimento corporal, mas também espiritual. Sem esquecer a ligação de Fátima à Rússia através do segredo descrito pela pastorinha Lúcia, era fundamental levar um sinal de esperança! Era necessário renovar e alimentar essa esperança.

E tudo foi conseguido. Graças ao Santuário de Fátima, num pedido endereçado ao seu reitor, o padre Carlos Cabecinhas, que doou uma imagem, e à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, na pessoa do Félix Lungu que tratou dos contatos com a diocese católica de Chisinau, capital da Moldávia .

A entrega aconteceu poucos minutos após o término do ato de consagração da humanidade, e em particular da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria, ao padre César Lodeserto, vigário episcopal de Chisinau. 

Curiosa coincidência…

 

Na parábola do Filho Pródigo o que se destaca é o amor daquele pai que sai sempre ao encontro dos seus filhos: ao ver o filho mais novo, corre ao seu encontro; ao saber que o filho mais velho não entra em casa, sai para falar com ele.

 

E o que faz todo aquele que acredita neste amor de Deus pela humanidade? Deve sair para ir ao encontro de todos aqueles que sofrem. E fazê-lo com a alegria que o pai da parábola tinha ao ponto de fazer festa.

 

O Papa Francisco em 2020, escreveu na Mensagem às Pontifícias Obras Missionárias: «Quando uma pessoa segue feliz Jesus, porque se sente atraída por Ele, os outros dão-se conta disso; e podem maravilhar-se. A alegria que transparece nas pessoas que são atraídas por Cristo e pelo seu Espírito é o que pode tornar fecunda qualquer iniciativa missionária».

 

Parabéns Zé Pinto! Parabéns a todos os que saíram de suas casas! Obrigado pelo vosso testemunho! Obrigado pela vossa solidariedade! Obrigado pelo vosso desprendimento! Obrigado pela vossa fé!

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail