A Luz de Belém: um caminho de generosidade!

Crónicas 21 dezembro 2021  •  Tempo de Leitura: 3

A “Luz da Paz de Belém” já faz parte da caminhada de Advento. Este IV Domingo fui brindado pelos escuteiros, da minha terra, com a chegada e partilha desta luz.

 

Tudo teve início na Áustria. Resumidamente: a televisão pública daquele país, num programa intitulado "Light in the Dark", Luz no Escuro, dedicado a pessoas com diversa carências, fê-lo pela primeira vez. Progressivamente, os escuteiros austríacos adaptaram-no à vida escutista. Em 1990, quando a adesão por todo o mundo já era tão grande, houve a necessidade de assinar um acordo entre escuteiros e guias de vários países, para permitir que a luz, vinda de Belém, viajasse através da Europa e da América.

 

Assim, todos os anos, uma criança do norte de Áustria vai à gruta onde Jesus nasceu e traz a luz para a Viena. Através de uma cerimónia ecuménica, a Luz é entregue às delegações participantes para que a façam chegar aos seus respetivos países com uma mensagem de Paz, Amor e Esperança. Os seus escuteiros distribuem depois pelas igrejas, hospitais, lares de idosos, prisões e por todos os que estejam dispostos a acolher esta mensagem.

 

Gesto significativo! Símbolo poderoso!

 

Como ouvimos neste mesmo dia: «Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel». (Lc 1, 39-40)

 

Maria antecipa esta iniciativa da Luz de Belém. Também ela, tal como milhares de escuteiros e guias, leva uma mensagem de Paz, Amor e Esperança!

 

No Angelus deste domingo, o Papa Francisco disse: "Levantar-se e caminhar rápido são os dois movimentos que Maria fez e que também nos convida a fazer em vista do Natal. Para Maria aproximava-se um período difícil: a sua gravidez inesperada a expôs a mal-entendidos e também a penas severas, até ao apedrejamento, na cultura da época. Vamos imaginar quantos pensamentos e perturbações ela teve. Porém, não desanima, levanta-se. Não olha para baixo, para os problemas, mas para cima, para Deus. E não pensa a quem pedir ajuda, mas a quem ajudar”.

 

Temos que aprender com Maria. Quando as dificuldades nos oprimem, quando os problemas nos entristecem é necessário levantarmo-nos. E ir depressa, não porque aflitos, mas alegres e esperançosos. Deus está connosco. O Emanuel é o Deus connosco. Procuremos alguém que precise da nossa ajuda. Como disse Francisco, procuremos algum idoso a quem eu possamos fazer companhia, um serviço, uma gentileza, um telefonema…

 

Ser mariano é partilhar a Luz da Paz de Belém! O objetivo é o Natal. Não um Natal de excessos, mas sim um Natal do serviço gratuito aos outros, do encontro, da compreensão, da cooperação e da partilha. Da Generosidade!

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail