«Orar a Maria não é galanteio espiritual...»

Crónicas 11 maio 2021  •  Tempo de Leitura: 3

O Papa Francisco propôs que neste mês de Maio, fizéssemos uma "maratona" de oração pelo fim desta pandemia. A iniciativa concretiza-se na recitação do Rosário, nomeadamente nos santuários marianos de todo o mundo.

 

Maio é dedicado a Maria não apenas pelos portugueses. É uma tradição já muito antiga da Igreja. A devoção e o amor à virgem Maria fazem parte da vida dos fiéis. A ela, Jesus, sob a cruz, confiou o apóstolo João como filho e com ele todos os crentes.

 

Maria é mãe da Igreja e da humanidade: ela olha-nos como Mãe, com ternura, com misericórdia, com amor. 

 

O Papa Francisco afirma que "orar a Maria não é galanteio espiritual, mas é uma exigência da vida cristã. Olhando para a Mãe, somos encorajados a deixar tantos pesos inúteis e a redescobrir o que importa. O dom da Mãe, o dom de cada mãe e de cada mulher é tão precioso para a Igreja, que é mãe e mulher. E enquanto o homem muitas vezes abstrai, afirma e impõe ideias, a mulher, a mãe, sabe guardar, relacionar no coração, dar vida. Para que a fé não se reduza apenas a uma ideia ou a uma doutrina, todos precisamos de um coração de mãe, que saiba guardar a ternura de Deus e ouvir as batidas do coração do homem."

 

Se Maria é tudo isso, acredito que ela pode ser uma referência importante neste momento dramático, onde o sofrimento, a incerteza e até o medo pode-nos levar ao desânimo. Ela cuida de nós, intercedendo junto ao seu Filho principalmente nesta hora de dificuldade. Maria que entende o sentido de todas as coisas, a Mãe que cuidou de Jesus, agora cuida deste mundo ferido com afeto e dor materna. Assim como chorou com o coração traspassado a morte de Jesus, agora tem compaixão pelo sofrimento dos pobres crucificados por esta pandemia. 

 

Rezar para pedir alguma coisa a Deus, principalmente na hora da prova, não é nada inconveniente, antes pelo contrário, é coerente com a nossa fé. Com a oração de súplica, colocamos as nossas necessidades diante dos olhos de Deus, confiamo-las a Ele, pedindo para sermos libertados do mal. Não o pedimos no Pai Nosso "livra-nos do mal"? 

 

Portanto, esta oração pelo fim da pandemia, não é magia, nem superstição, nem mesmo uma pretensão ou presunção de que o Senhor responderá ao nosso pedido, mas é antes de tudo uma abertura de coração Àquele a quem nada é impossível. É confiança e abandono filial nas suas mãos, através de Maria,

 

A oração do rosário é a contemplação dos mistérios da vida de Cristo. É uma oração que nos seus elementos concentra a profundidade de toda a sua mensagem evangélica.

 

No próximo dia 13 será a vez do santuário de Fátima.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail