«Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos»

Crónicas 19 janeiro 2021  •  Tempo de Leitura: 3

Iniciou ontem mais uma semana de oração pela unidade dos cristãos. Este ano, a Comunidade Monástica de Grandchamp, povoação com o mesmo nome perto das margens do Lago Neuchâtel, organizou todos os materiais para este oitavário.

 

O tema que foi escolhido - "Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos" - está baseado no Evangelho de João 15,1-17 e expressa a vocação para a oração, reconciliação e unidade na Igreja e na família humana, presente nesta Comunidade. 

 

Formada nos anos 30 do século passado, a comunidade é atualmente constituída por cinquenta irmãs de diferentes gerações, tradições eclesiais, países e continentes. Na sua diversidade elas são uma parábola viva de comunhão. Portanto, desde o seu início, a oração pela unidade dos cristãos está no coração da vida da comunidade. 

 

Mas são os três pilares que estão na fundação desta comunidade monástica - oração, vida comunitária e hospitalidade - que nos podem ajudar a viver este desejo de Jesus Cristo na atual situação pandémica. Num tempo de crise global como este, permanecer enraizado em Jesus é um imperativo para todos os cristãos, que são levados a anunciar o Evangelho, a Boa Nova da vitória da vida sobre a morte, através do testemunho da oração e da proximidade entre todos.

 

Nestes dias em que nos descobrimos ainda mais frágeis, porque preocupa-nos a nossa saúde, a saúde dos mais debilitados; porque receámos as dificuldades económicas que se aproximam; porque tememos as complicações sociais e psicológicas; e a fé, também é posta à prova… Quantas perguntas colocamos sobre como enfrentar este tempo.

 

Ora esta semana de oração pode ser uma ocasião para rezarmos juntos e assim pedirmos ao Senhor o dom da unidade e do crescimento em fraternidade. Na oração identificamo-nos com Cristo; na vida comunitária preocupamo-nos com a saúde de todos e não só da nossa; e na hospitalidade vamos ao encontro do outro que não faz parte da minha família ou dos meus amigos…

 

Na luta pela saúde não interessa a corrente religiosa a que pertencemos. Que a nossa oração pela unidade nos torne mais próximos dos outros na prevenção e na cura dos infetados e na ajuda aos familiares destes doentes.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail