As pantufas e o sofá arruínam-nos!

Crónicas 12 junho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Muito mais do que o trabalho, a preguiça envelhece-nos, faz os dias passarem devagar ao mesmo tempo que os anos voam… As suas raízes estão no espírito, a moleza do corpo é apenas uma consequência de uma desistência interior.

 

A preguiça faz-nos mal, porque pouco ou nada produzimos de bom, nem para nós nem para ninguém. Fazer pouco ou nada provoca-nos angústia, é apenas um vazio infértil disfarçado de descanso. Mas que cansa. Desgasta e corrói.

 

A ociosidade é a terra onde melhor os vícios dão frutos! Não há virtude que nasça nos terrenos da inação. Tudo o que é mau precisa que abdiquemos de governar o nosso destino… e nos deixemos ir.

 

Claro que o caminho de quem nada faz é cheio de embaraços, enquanto que aquele que se dedica e empenha no que procura encontra sempre forma de tornar os obstáculos em degraus.

 

De que servem os nossos talentos e forças se nada fazemos com eles? É preciso que nos esforcemos por ser quem somos, senão seremos apenas pouco mais que nada. Algo com muito potencial, mas sem qualquer utilidade.

 

É essencial que todos os dias nos ergamos e retomemos a nossa obra. Sem procurar descansar antes de nos cansarmos. A felicidade depende do que fazemos, não do que adiamos vezes sem fim.

 

Se te faltam objetivos que te inspirem e motivem, procura-os no fundo de ti. Eles estão lá, talvez por baixo de muito pó ou até ainda embrulhados.

 

Importa que sejamos capazes de matar a preguiça antes que ela nos sepulte vivos!

Artigos de opinião publicados no site da Agência Ecclesia e Rádio Renascença.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail