A Primeira Discípula

Crónicas 5 maio 2020  •  Tempo de Leitura: 3

Eis-nos chegados ao mês de Maio, por excelência o mês de Maria. Os católicos, na sua generalidade, têm-lhe uma grande devoção. Eu, por formação de berço, habituei-me a rumar a Fátima no 13 de Maio. A terminologia "rumar" tem um propósito. Podemos ir a Fátima sem nunca "rumar" ou mesmo "peregrinar". 

 

Os meus pais são grandes devotos da Nossa Senhora da Cova da Iria. Desde criança que os seguia, sem perceber tanta concentração de pessoas, tão desaconselhada nestes dias, para rezar. Mais tarde vivi naquela localidade durante sete anos. Aí fui percebendo a diferença entra "ir" e "peregrinar". Ajudou-me imenso a devoção mariana de São Luís Maria Grignion de Montfort e toda a sua espiritualidade.

 

Totus Tuus Mariae (Sou todo teu Maria), o lema de São João Paulo II e de Montfort. Para este santo existem várias devoções interiores e exteriores, mas a mais importante é aquela que implica a entrega total a Maria para maior glória de Deus. Esta devoção consiste em fazer todas as coisas com Maria, porque ela é o modelo perfeito; em Maria, verdadeiro oratório de Jesus; por Maria, como meio de chegar a Cristo; e para Maria, para melhor glorificar Deus.

 

Não se trata de idolatrar Maria, mas de perceber que é o melhor caminho para chegar a Jesus. Dar-se a Jesus por Maria é imitar Deus Pai, que nos deu o seu filho por Maria. É imitar Deus Filho que veio a nós por meio dela. E é também imitar o Deus Espírito, que não nos comunica suas graças e dons se não por Maria Santíssima. (cf."Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem")

 

"Peregrinar" é muito mais que uma caminhada física, muitas vezes difícil e dolorosa, até ao santuário. Exige um ato contínuo de movimento interior da nossa vontade, do nosso querer. Uma ação pessoal e comunitária onde criamos espaço para seguir as pegadas de Maria.

 

Dia 25 de Março assistimos à consagração de Portugal e Espanha ao Sagrado Coração de Maria, presidida pelo Bispo de leiria-Fátima, Cardeal D. António Marto; este 1º de Maio os bispos de Itália decidiram confiar todo o país à proteção da Mãe de Deus como sinal de salvação e esperança. O momento da oração realizou-se na basílica de Santa Maria del Fonte, perto de Caravaggio, localizada na diocese de Cremona e na província de Bergamo. 

 

Dois acontecimentos com um único propósito: após um período doloroso, no qual muitas pessoas passaram e passam por uma fase complicada e de difícil oração, Maria é aquela que confia e se entrega ao Senhor, acredita apesar de tudo no amor de Deus.

 

Queremos apresentar-nos a Maria e confiar a ela este tempo, os nossos sofrimentos e a vontade de caminhar com ela e como ela em direção ao Senhor?

 

Boa "peregrinação" com Maria.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail