O Senhor é meu pastor: nada me falta.

Crónicas 28 abril 2020  •  Tempo de Leitura: 4

Na Semana de Oração pelas Vocações Consagradas, recordo o Salmo 23 que inicia com: «O Senhor é o meu pastor: nada me falta.» Salmo de esperança e confiança no Senhor, certo de que ele está connosco, nos guia e conforta.

 

Precisamos de fé e muita esperança para viver esta semana num ambiente de pandemia. A oração é um ato radical de confiança em Deus como o Bom Pastor, que nos protege e guia no caminho que é a nossa vida. O Salmo 23 é um dos mais conhecidos e mais familiares por causa das suas imagens evocativas, também ouvidas em liturgias funerárias, onde o Senhor é apresentado como um pastor que não nos abandona nem no vale escuro da morte.

 

Todo o cristão é vocacionado a esta confiança radical, no entanto os sacerdotes e os consagrados são chamados a uma maior intimidade com Deus, caso contrário tudo não passará do desempenho de uma profissão como todas as outras. Só nesta intimidade é que serão pastores que estão ao serviço do Povo de Deus seguindo o exemplo do Bom Pastor.

 

Para que haja vocações sacerdotais e consagradas, os cristãos têm que viver a intimidade com Deus diariamente. Nos tempos que correm, sem poderem aceder às celebrações comunitárias, devem fazê-lo na "igreja doméstica" que é o seu lar. Sem esta intimidade vivida nas famílias e em cada um individualmente, as vocações dificilmente nascerão.

 

O testemunho de vida que exigimos aos sacerdotes e aos consagrados, e ainda bem que o exigimos, não terá sentido nenhum se não o fizermos a nós próprios.

 

Existem poucas vocações porque também, com a ansiedade que vivemos os nossos dias, não procuramos a intimidade com Deus. Se não conhecemos Deus como é que podemos dizer: "O Senhor é meu pastor: nada me falta"?

 

Este salmo começa evocando o ambiente nómada da pastorícia e a experiência de conhecimento mútuo que é estabelecida entre o pastor e as ovelhas que compõem o seu rebanho. Esta imagem evoca uma atmosfera de confiança, intimidade e ternura: o pastor conhece as suas ovelhas uma a uma, chama-as pelo seu nome e elas seguem-no porque o reconhecem e confiam nele. Ele cuida delas, como bens preciosos, pronto para defendê-las, garantir seu bem-estar e fazê-las viver em paz.

 

Façamos a nossa parte nesta semana, bem como nas seguintes: procuremos esta intimidade com Deus para, por um lado, que surjam novas vocações e, por outro, a nossa vida se revigore para enfrentar estes tempos de dificuldade.

 

O BOM PASTOR 23

  1. O Senhor é o meu pastor: nada me falta.
  2. Em verdes pastos me faz descansar

e conduz-me a lugares de águas tranquilas.

  1. Conforta a minha alma e leva-me por caminhos retos,

honrando o seu bom nome.

  1. Ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte,

não terei receio de nada, porque tu, Senhor, estás comigo.

O teu bordão e o teu cajado dão-me segurança.

  1. Preparaste-me um banquete à frente dos meus inimigos.

Recebeste-me com todas as honras e a minha taça transborda.

  1. A tua bondade e o teu amor

acompanham-me todos os dias da minha vida.

E habitarei na casa do Senhor, ao longo dos meus dias.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail