#ficaemcasa

Crónicas 17 março 2020  •  Tempo de Leitura: 3

"Fica em casa!" - Esta é a frase que vai, de dia para dia, fazer parte do nosso quotidiano. Vivemos tempos difíceis. Ouso dizer que piores virão…

 

Escrevo esta crónica no dia em que tomamos conhecimento da primeira morte de uma vítima do covid-19. Estava em viagem. Tinha acabado de falar com um amigo de longa data - também ele preocupado com vizinhos e conhecidos, pois o vírus já tinha chegado à sua aldeia. Partilhávamos a ideia que assim que aparecesse a primeira morte, muitas outras chegariam. 

 

Nós os dois temos muitos amigos na Lombardia. Nem direi amigos mas familiares. A nossa história partilhou com eles dias, vontades, medos, ansias e desejos. Sim. Os dois, em tempos, colocamo-nos a hipótese de uma vocação sacerdotal e consagrada que nos levou até Itália. A "Bella Italia"! Percorremos, ao longo daqueles minutos em que eu continuava em viagem, as paisagens e as gentes de Bergamo, Verona… Dói…

 

Depois daquela conversa, estava eu a aproximar-me do Altar do Mundo, surgiu-me a oração. Não uma oração que pedisse magia do nosso Deus. Mas uma oração em que pedi a "água viva"! Daquela que não seja necessário voltar ao poço para encher os cântaros. Que o Senhor Jesus nos dê dessa "água" para enfrentar estes dias difíceis.

 

"FICA EM CASA!" Tão simples e tão difícil de fazer. Sabemos que a única forma de reduzir o contágio é diminuir a nossa vida social. As nossas saídas para os shoppings, para os cafés e esplanadas, para ir ver o que se passa ou o que não se passa. 

 

"FICA EM CASA!" Aproveita para que esta quarentena seja uma verdadeira Quaresma. Aproveita para buscar na Palavra de Deus a "água" que sacia a sede de esperança e futuro. A "água" que nos possibilita ver a bonança depois da tempestade.

 

"FICA EM CASA!" Limita-te às saídas extremamente necessárias. E se não podes, pede ajuda. Ando feliz por ver que tantos jovens oferecem-se para ir às compras para aqueles que estão em quarentena ou fazem parte do "grupo de risco". Ando feliz por ver que tantos padres, leigos disponibilizaram-se para "levar Jesus" a nossas casas. Ando feliz por ver tantos médicos que, através das redes sociais, se disponibilizaram para ajudar os seus amigos a interpretar os possíveis sintomas da gripe…

 

"FICA EM CASA!" Mas não te deixes esmorecer com tantas falsas e alarmantes notícias que nos chegam pelas redes sociais, por mensagens ou e-mails. A realidade está aí, não precisamos de mais alarmes". Um cristão olha para Jesus Cristo. Se ele se deixasse esmorecer, estaríamos redimidos? 

 

De facto, muitos de nós sofrerão com esta pandemia. Mas peçamos ao Senhor a força e a fortaleza na tempestade porque nós,… Vamos cumprir com a nossa parte! "FICA EM CASA!"

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail