A escola e os «compromissos»

Crónicas 11 setembro 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Defino setembro como o mês do início ou reinício. O regresso à escola altera o funcionamento das famílias, sejam pais, tios ou avós. Também as paróquias voltam ao seu normal funcionamento com as inscrições na catequese ou demais grupos e movimentos ligados à Igreja. Pessoalmente, enquanto professor, significa regressar a Lisboa e voltar ao trabalho.

 

Neste regresso à capital, tomei conhecimento que dois casamentos, filhos de duas amigas, foram desmarcados apenas a alguns dias de se realizarem. O que é que estes têm a ver com o recomeçar?

 

Nos últimos anos e no meu relacionamento com os jovens tenho vindo a verificar que estes têm cada vez mais dificuldade com o "compromisso". Aliás, é uma realidade que é por mais evidente a quem trabalha com jovens, seja na catequese, ou na escola, em atividades desportivas, entre outros.

 

As razões são numerosas. No entanto, há uma que me parece clara e que necessita de rápida correção: o protecionismo familiar. Os nossos jovens, desde tenra idade, são cada vez mais "protegidos" por parte dos adultos a começar pela família.

 

Enquanto professor, tanto no exercício da docência, como na partilha com imensos colegas do norte ao sul do país, reparo que na escola tem vindo a manifestar-se de um modo crescente e por vezes exasperante esta atitude protetora, quase obsessiva, por parte dos pais relativamente aos filhos. Estes são defendidos a todo o custo. Não são raros os casos de violência que, de tempos a tempos, passam nos órgãos de informação ou redes sociais. Ou então, nos encontros com professores e diretores de turma, as queixas contra o excesso de trabalho dos miúdos que, para além da escola, têm uma "carrada" de atividades extracurriculares.

 

«O "não", as proibições podem causar stress, depressão e desconforto nos nossos filhos… » Se a maior preocupação dos pais é a de ter os filhos protegidos do mundo, a escola, que tem como missão prepará-los para andarem nesse mesmo mundo, perde o sentido educativo e torna-se um lugar de entretenimento.

 

E o que está a acontecer? Estão a aparecer gerações inteiras que reivindicam uma grande lista de direitos e muito poucos deveres. Gerações que apelam à responsabilidade dos outros, da sociedade e do Estado, mas esquecem as suas próprias. São "vítimas" de uma mentalidade assistencialista. Têm medo do esforço e do sacrifício. Defendem uma liberdade sem limites…

 

A vida é um percurso cansativo, que exige rigor, empenhamento e criatividade. É para isto que deveremos preparar os nossos filhos e nós mesmos, porque no fundo, a escola é só o início de uma série de compromissos que teremos de aceitar ao longo da vida.

 

Um bom ano escolar para todos.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail