«Há dias em que Deus é tudo para mim. Há dias em que não é nada, como se eu nesses dias não fosse mais que uma criatura animal ou vegetal, uma besta que treme, ou que canta, uma planta que não precisa de mais nada a não ser ar, água e sol. Há dias em que não tenho alma.»
Entrar nos esquemas mundanos nos tira a liberdade, e para andar na santidade, devemos ser livres: a liberdade de andar olhando para a luz, de seguir em frente. Sem liberdade não se pode ser santos. A liberdade é a condição para poder caminhar olhando a luz à frente.
No reino das perguntas difíceis, é possível que esta esteja em primeiro ou segundo lugar. Perante a velocidade das coisas que nos acontecem, o que conseguimos guardar? Perante o excesso de funcionalidades que nos são exigidas, o que conseguimos, de facto, fazer?
No «País das Chaves», a autora revela-nos um país imaginado, em que os habitantes são provenientes de diversas latitudes, constituindo assim, uma riqueza que só advém da multiculturalidade.
Os meses de Maio e de Junho são, por excelência, dedicados aos Sacramentos. Tenho participado nas últimas semanas em celebrações onde alguns dos meus alunos ou filhos de amigos são recebidos, alimentados e confirmados na fé de Jesus Cristo.
“Ser homem e mulher de alegria” significa “ser homem e mulher de paz, significa ser homem e mulher de consolação”, disse Francisco.
A dureza da vida por vezes faz-nos cair. A vida por vezes é tão injusta. Tanta é a violência que nela habita. Tanta a injustiça. Quantas crianças nascidas no meio de guerras? Quantas lágrimas e quanto sangue inocentem derramados por políticas e leis injustas? Cada criança que morre é um mundo que se
No núcleo da fé cristã num Deus trinitário há uma afirmação essencial. Deus não é um ser tenebroso e impenetrável, encerrado egoistamente em si mesmo. Deus é Amor e só Amor.
Assim Diogo Piçarra canta: “Ficarei contigo até ao fim / Até ao fim”, e Carolina Deslandes parece responder: “Dissemos que era amor para a vida toda / Que era contigo a minha vida toda / Que era um amor para a vida toda”.