Hoje, celebramos o dia de Santa Ana e S. Joaquim e o 17º domingo do Tempo Comum, do Ano A. Somos envolvidos por imagens que nos contam histórias de gente como nós. O Messias, O Netinho muito amado, conquista-nos com estas comparações e quer que os nossos passos se acertem aos Dele, na construção do
Talvez ainda tenha oportunidade para me perguntar sobre o que andei a fazer durante tanto tempo. Por que razões fui adiando o importante e preferi distrair-me a tratar das urgências sem grande valor.
Não estamos sós. Não estamos sozinhos mesmo quando o mundo nos parece querer demonstrar que ninguém nos pode resgatar. Não somos esquecidos até nos momentos em que ninguém se lembra de nós. Não somos ignorados nem nos dias em que ninguém nos visita.
Porque é que o ser humano continua, empedernido, a refutar a obra de Deus? Mistificando-a, manipulando-a, revirando-a? Porque é que experimentamos, em nós e à nossa volta, o entrançamento inextricável entre luz e trevas? Onde está a salvação trazida pelo Mestre?
Com o mar imenso de informação na ponta dos dedos, o que fica retido na nossa memória e transforma-nos, quando tanta coisa acontece ao mesmo tempo? Antes dizia-se que a novidade de hoje pode já não sê-lo amanhã, mas, de momento, a novidade desta hora pode já não o ser no minuto seguinte. O tempo enc
Crescer rodeados de amigos pode fazer a diferença nas nossas vidas. Quem nos dá a mão e nos aceita como somos ao longo do caminho? O que é isto da amizade?
Somos imbatíveis na forma como julgamos os outros. Dentro da nossa cabeça, vamos criando cenários incríveis que justificam as atitudes alheias. Infelizmente, os cenários que imaginamos nunca são os melhores (para os outros).
Mas será que os leu todos? Quando vês uma livraria imponente, talvez atrás de uma pessoa que fala da sua casa para o telejornal, também fazes a mesma pergunta? A resposta inteligente deu-a Umberto Eco, que tinha 30 mil livros: não. Porque a biblioteca não é o apêndice do nosso ego, mas um instrumen
O que é, então, a consciência? É a voz de Deus em cada ser humano criado à sua imagem e semelhança, capaz de bem e de mal. É, para cada pessoa, o critério último e definitivo do seu pensar, falar e agir.